Ford Territory muda e incomodará rivais no Brasil; veja preço e impressões
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/75/2023/08/27/ford-territory-2024-1693187990075_v2_900x506.jpg)
Depois da picape Ranger, a Ford atualiza mais um produto de sua gama no Brasil. O novo Territory, feito na China, chega ao Brasil por R$ 209.900 em versão única, sem acessórios complementares.
O SUV atualizado nasce para se tornar uma das melhores opções da categoria. Valores visuais, acabamento e estilo ele tem sobrando, melhorando em todos os quesitos a geração anterior. Evolução com design alinhado à assinatura global da marca e todos os pontos de direção aperfeiçoados.
Motorização: o Territory chega com o Ecoboost 1.5 de injeção direta, 169 cv de potência e pouco mais de 25 kgfm de torque. Bom, silencioso e bem casado com a caixa de sete velocidades, dupla embreagem e banhada a óleo.
Consumo: os números, fornecidos pelo fabricante, são de 9,5 km/l cidade e 11,8 km/l na estrada, com motor abastecido por gasolina - resultado similar ao obtido pela reportagem durante test-drive. Chega de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos.
Estabilidade, conforto e bom rolamento das rodas merecem destaque. O tanque passou para 60 litros - ou seja, a autonomia na estrada poderá ser na casa dos 700 Km no modo de direção econômico.
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/0c/2023/08/27/ford-territory-2024-1693188092020_v2_750x421.jpg)
Equipamentos: oferece bancos com regulagem elétrica para motorista (10 posições e recuo para você sentar) e passageiro (quatro posições), além de assentos com ventilação, câmera 360°, painel digital de 12.3" configurável, quatro modos de condução (Normal, Serra/Colina, Eco e Esportivo) e central multimídia com 12.3".
A bordo, além do visual estiloso, bancos biton e console central eletrônico com botões do start stop, freio eletrônico de estacionamento e nada voltado para um público 100% sênior conservador.
Partes sensíveis ao toque são suaves, direção moderna e com toque esportivo, achatada na base. Oferece espaço a ponto de você andar atrás e achar que está em um sofá - algo que seus concorrentes diretos não oferecem.
Na ergonomia, o SUV é amigo do motorista. Faltaram aqui as borboletas para troca divertida das marchas atrás do volante. A chave é presencial e no Ford Pass, onde o cliente também programa e acompanha as revisões fixas.
Conectividade: a conexão sem fio para o Android Auto e Apple Carplay ajuda, assim como carregador por indução e os mimos do assistente de condução são relevantes para o dia a dia no trânsito.
O carro não oferta a nova geração do Sync, mas tem o sistema próprio e resolve bem na entrega do entretenimento e funções do veículo na tela. A entrada na cabine entrega, por exemplo, aspecto semelhante ao do Kia Sportage. Telão (são duas centrais) e teto panorâmico custando bem menos.
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/cb/2023/08/27/ford-territory-2024-1693188039883_v2_750x421.jpg)
Dimensões: segundo a montadora, a nova geração do SUV cresceu em todos os aspectos, proporcionando um bom espaço tanto na primeira, como na segunda fileira de assentos. O SUV mede 4.630 mm de comprimento, 1.936 mm de largura sem espelhos e 2.177 com espelhos, 1.706 mm de altura e 2.726 mm de entre-eixos.
O porta-malas cresceu e tem agora 448 litros, mas pode chegar aos 1.442 rebatendo os assentos. A suspensão é MCPherson na frente e com independência do multlink atrás. As rodas de bom gosto e duas tonalidades são em 19" com pneus 235/50, enquanto o freio é a disco.
Segurança: tem piloto automático adaptativo com Stop & Go, Park Assist e uma série de assistências: permanência em faixa, pré-colisão com frenagem de emergência, tráfego cruzado, partida em rampa, frenagem pós-colisão e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
Oferece ainda farol alto automático, câmera 360°, seis airbags com detecção inteligente de ocupantes e monitoramento de ponto cego (BLIS).
Primeiras impressões: com tração dianteira, o Territory é bom de saída, o torque de 25 quilos ajuda e o câmbio DCT de sete velocidades me surpreendeu.
O Territory, feito na China por americanos, brasileiros e chineses, também ganhou interferência da engenharia do Brasil. Tem o meu respeito o que faz o time de Camaçari e as contribuições para o desenvolvimento dos novos produtos. O carro combina estilo e design, entrega condução firme e tem custo-benefício dos melhores em sua faixa de preço.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberVice-presidente da Ford, Rogélio Golfarb reforçou na apresentação do SUV que a empresa ainda mostrará muito mais, já que o Territory faz parte de uma estratégia alinhada com a convivência das novas tecnologias. Lembro que ainda teremos até o fim do ano no Brasil a próxima fase dos veículos eletrificados da marca, com lançamento do Mustang Mach-e. A primeira partida já foi dada pela e-Transit, van 100% elétrica.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário