Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
OpiniãoCarros

Picapes de meio milhão: Silverado agita briga entre 'grandonas' no Brasil

Última da turma das picapes de "meio milhão" a desembarcar no Brasil, a Chevrolet Silverado quer ir além de que ser mais uma a dividir essa gorda fatia de mercado, que cresce a números galopantes no Brasil. A grandona norte-americana quer ser a líder entre as suas conterrâneas da Ford e da RAM e chegou fazendo barulho em nosso mercado.

O primeiro lote de vendas da Silverado com 500 unidades foi esgotado em apenas 90 minutos, que deu uma média de um modelo vendido a cada 11 segundos. E olhe que ela só chegou por aqui em sua versão topo de linha, a High Country, com motor V8 e preço de R$ 519.990.

Mas será que foi apenas empolgação de pré-lançamento ou a Silverado veio para dominar o segmento das picapes de luxo no Brasil? Vale lembrar que tanto RAM 1500 Limited como Ford F-150 tiveram momentos semelhantes a esse em suas chegadas ao país. As primeiras unidades foram vendidas em poucas horas e hoje tem fila de espera pelas duas picapes.

A Silverado é um nome consolidado nos Estados Unidos e em outros grandes mercados pelo mundo. Já teve uma rápida passagem pelo Brasil um tempo atrás, mas nada que marcasse a memória afetiva dos picapeiros.

No maior mercado de picapes do mundo, o norte-americano, a Silverado só perde para os modelos da Ford Série F. No ano passado, foram emplacadas 653.957 picapes da Ford (Série F), 523.249 unidades da Silverado e 468.344 modelos da RAM. É isso mesmo: os três veículos mais vendidos nos EUA são picapes.

Já por aqui no Brasil quem domina o segmento das picapes de luxo é a RAM. Isso porque o Grupo Stellantis apostou na marca e trouxe uma boa gama de picapes. Foi justamente vendo o crescimento da RAM por aqui que a Ford e a Chevrolet viram que tinha mercado para trazer suas grandonas também.

A RAM não vai entregar essa liderança de mão beijada. A marca tem uma rede consolidada de concessionários junto com a Jeep e clientes fidelizados que aderiram ao estilo de vida RAM.

Claro que sabemos que a Chevrolet tem pelo menos cinco vezes mais concessionários no Brasil do que a RAM/Jeep e a Ford juntos. Só que a Silverado alcança um nicho de mercado pequeno - porém poderoso. A Ford reduziu significativamente o número de lojas no país, mas está fazendo um bom trabalho na mudança de seu público-alvo. Não faltam lançamentos relevantes.

Portanto, a Silverado e até mesmo a consagrada Ford F-150 vão precisar de um trabalho forte no Brasil para tirar clientes da RAM. A Stellantis não costuma esperar pelos concorrentes para se mexer e planeja muitas novidades para a marca do carneiro.

Continua após a publicidade

E quem ganha com esse disputa entre gigantes é o mercado consumidor. Lembro que anunciamos aqui a chegada em 2024 da primeira grandona elétrica. A RAM BEV está vindo por aí e deverá repetir o feito chegando antes das Silverado EV e F-150 Lightning. Queremos bons produtos e com preço (no mínimo) justo. Será que dá?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

* Colaboração de Bruno Vasconcelos

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes