Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Mini apresenta linha 2024 com carros 100% elétricos; veja o que muda

Os ingleses invadiram a capital da Baviera, reino da BMW, dessa cidade apaixonante que é Munique, localizada no sudoeste da Alemanha. Lugar escolhido para apresentação de parte da nova família Mini 2024, que nasce totalmente elétrica.

Ícone entre os compactos globais e paixão de centenas de brasileiros, o Cooper de três portas chega, no modo go-kart quinta geração, em duas versões: Mini SE e Mini E. As variantes estão com maior alcance de baterias, 40.7 e 54.2 KWh. Além disso abriu espaço para a renovação do SUV Contryman 100% elétrico e mais estiloso.

Em uma apresentação alegre e cheia de cores, o grupo BMW deu asas para criatividade. Os designers conseguiram mudar para melhor os dois veículos. O Mini renovado e com maior capacidade de range vai, no mínimo, provocar sua vontade de estacioná-lo na garagem.

A versão de entrada E tem autonomia para 305 km no ciclo de testes WLTP (europeu). No Inmetro, média menor em 30% aproximadamente. Já na versão mais cara SE a autonomia pula para 402 km. Era o que faltava, além de um design mais arrojado, minimalista e cheio de personalidade.

Sob o capô, o Mini de entrada gera 186 cv de potência e pouco mais de 29 kgfm de torque. O 0-100 km/h é feito em 7,3 segundos. Não teve test-drive, mas nesse modelo a rodagem será bem macia em função da aplicação do aro 17 contra 18 do SE.

Por outro lado, o Cooper SE esbanja força com 221 cv de potência e 33,6 kgfm de torque. A aceleração da inércia aos 100 km/h é feita em 6,7 segundos.

No interior, o carro preserva o design clássico e minimalista criativo de um Mini. Rico em reciclagem dos materiais, inovador no painel e forro de portas e exibindo o melhor visor dessa nova geração de telas sem recortes.

Imagem
Imagem: Jorge Moraes/UOL

A central circular, em alta resolução, tem 240 mm de diâmetro e faz você relaxar ou se divertir a bordo. O assistente de voz é ativado pelo código "Ei, Mini". Na tela use os botões analógicos e saudosistas para abordar os modos de condução que vão desde o econômico ao esportivo, assim como todos os comandos de entretenimento. O condutor ainda poderá customizar o formato de apresentação do LED nas lanternas traseiras.

Continua após a publicidade

A bancada de ajuste elétrico é bacana e o acabamento dos assentos de alta qualidade com couro artificial Vescin. Os tecidos para superfícies, forro do terro e panos de portas mais piso são feitos de materiais reciclados.

Mini Countryman

Imagem
Imagem: Jorge Moraes/UOL

O novo Mini Countryman também passou por mudanças. Agora, o crossover elétrico tem um design exterior bem moderninho e retirou o "Cooper" do nome. E assim como o Cooper, o Countryman também foi apresentado em duas versões.

A de entrada, Countryman E, tem 206 cv de potência e acelera de 0-100 km/h em 8,6 segundos. A velocidade máxima é de 170 km/h. Já a versão mais equipada, Countryman SE ALL4, tem 317 cv de potência e a aceleração no 0-100 km/h em 5,6 segundos. A velocidade é limitada nos 180 km/h.

Enquanto a versão de entrada tem tração dianteira, a de topo goza do integral. No alcance das baterias, o Countryman SE tem aproximadamente 360 km de autonomia e o SE ALL4 384 km. Energia da bateria é de 66.45 kWh, pronta para ser "abastecida" em 22 KW. A autonomia de ambos considera o ciclo europeu WLTP. No carro, o reboque com ativação eletrônica permite que você ative o pino e faça o recolhimento. O porta-malas é de 460 litros.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Na cabine, customize as cores e tenha tudo que o Cooper oferece, como a câmera 360 graus e o DNA JCW nos modelos mais completos (SE e ALL4). A parte frontal do painel ganha a iluminação dos seus desejos, enquanto o espaço interno é generoso para os caronas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

* Viajou a convite da BMW

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.