Com novas marcas, Chery anuncia vinda de SUVs ao Brasil e cogita fábrica
A invasão chinesa no mercado automotivo brasileiro ganhou mais um capítulo hoje, com o anúncio da chegada de duas submarcas da Chery ao país em 2024 - em operação que não será ligada ao grupo Caoa. Omoda e Jaecoo terão portifólio próprio por aqui e podem inclusive ser produzidos no Brasil.
A linha Omoda é mais estilosa e juvenil, com 'alma do Range Rover Evoque' - mesmo sem qualquer semelhança visual. O SUV 5 já visto rodando pelas ruas de capitais brasileiras, está em teste e deve estrear no próximo ano. A marca chinesa deve optar pelo conceito híbrido para disputar o segmento, anteriormente governado pelas marcas generalistas brasileiras.
O Omoda C5 tem porte compacto e suas medidas são 4,40 metros de comprimento e 2,63 metros de entre-eixos. O Volkswagen T-Cross mede 4,2 metros, então já dá para imaginar o tamanho do veículo - pelo menos um deles, já que a proposta de largada envolve dois modelos.
Já a Jaecoo tem a pegada de 'clássico moderno'. Não acredito na aposta de um automóvel 100% a combustão, mas o Jaecoo 7 terá a opção do modo elétrico, 100% BEV. Uma das opções que serão anunciadas nos próximos 24 meses.
Durante apresentação aos jornalistas a Omoda/Jaecoo não confirmou se os modelos serão vendidos na rede do grupo Caoa. Ao menos na produção, porém, o que se sabe é que a montadora chinesa pretende fazer 'voo solo' com suas submarcas e estuda inclusive a fabricação nacional dos modelos.
Em julho, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC comunicou o protocolo de intenções com a Chery e a Beijing Peak Automotive, dispostas a fabricar ônibus e carros na região - o que fortaleceria a indústria automotiva na região após saídas de marcas como Ford e Toyota. O caminho está aberto e não faltará apoio e incentivo por parte do governo Tarcísio de Freitas.
E a Caoa Chery?
Procurada pela reportagem, a Caoa não comentou sobre a investida da Chery através de suas submarcas. Em nota, o grupo brasileiro ressaltou que "juntos as empresas celebram seis anos de um verdadeiro renascimento da marca Chery no Brasil. Com a parceria foi possível criar a marca Caoa Chery, hoje sinônimo de qualidade, tecnologia e design e desperta desejo nos consumidores brasileiros".
Quanto à Exeed, marca de luxo da Chery, a Caoa ressalta que está no radar de vendas no mercado brasileiro: "A Exeed pertence à Chery Group, assim como outras marcas: a Jetour, de veículos de passeio e a Karry de veículos pesados. Da mesma forma como a Caoa já opera com os veículos Caoa Chery, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/ importadas e comercializadas exclusivamente pela Caoa no Brasil".
"Conforme já anunciamos anteriormente, a comercialização dos veículos Exeed no Brasil estão nos planos da Caoa. Inclusive, a Caoa já conta com veículos protótipos em sua planta de Anápolis em fase de testes. Mas, ainda não há uma data definida para o lançamento de produtos Exeed em território brasileiro", completou a nota.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.