Grand Cherokee x Volvo XC90: veja os prós e contras dos SUVs de meio milhão
Ter no bolso R$ 570 mil não é para qualquer um. Se você tem o dinheiro guardado no banco, vai querer usá-lo de forma racional e até mesmo deixar aplicado para entender o que pode ser mais vantajoso na decisão de compra. Recentemente, a Jeep lançou o Grand Cherokee 4xe. Com preço de Volvo XC90, vamos te mostrar quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo.
No carro sueco, o preço é um pouco menor: precisamente R$ 15.040 a menos. Ponto positivo para o XC90 que já existe há um tempão na praça.
Espaço
Quando o assunto é espaço, o XC90 oferece um maior entre-eixos, o que favorece o espaço para as pernas dos ocupantes. Além disso, pode levar sete ocupantes. Por aqui, o Grand Cherokee chegou apenas na configuração para cinco pessoas. Enquanto o entre-eixos do Jeep é de 2,96 metros, o Volvo tem 2,98 metros. Diferença imperceptível.
Por outro lado, o Grand Cherokee ganha no espaço de porta-malas (580 litros). Mesmo na configuração para cinco passageiros, o bagageiro do Volvo XC90 é menor (500 litros). A proposta foi oferecer a comodidade para famílias enxutas ou aquele Jeep lover que não abre mão da marca.
Desempenho
Com menor peso e mais potência, o XC90 ganha do Grand Cherokee. São 2.354 kg contra 2.466 kg, respectivamente. Abaixo do capô, 75 cv separam os modelos: o Volco - 455 cv; o Jeep - 380 cv. Já o torque é de 65 kgfm para este e 72,3 kgfm para aquele.
Com isso, o 0-100 km/h do modelo sueco é mais satisfatório. São 5,4 segundos, enquanto o Jeep leva 6,3 segundos. Análise direta para quem deseja pisar mais fundo e não ficar pensando no esquema de suspensão porque nessa faixa de mercado, os dois gozam de bons predicados por baixo.
Suspensão
É independente nas quatro rodas. A suspensão a ar também não equipa os modelos. Porém, na versão Ultimate do XC90 o equipamento está disponível. Contudo, a configuração custa R$ 600 mil. Vale a pena?
Consumo
O consumo é onde o Jeep Grand Cherokee leva vantagem. Faz 19,3 km/l de gasolina na cidade e na estrada. O XC90 faz 10,3 km/l em ambos os trechos. Com um tanque de 72 litros do Jeep, a autonomia chega próxima dos 1.400 quilômetros com o compartimento de gasolina cheio.
O concorrente direto faz 721 km em ambos os trajetos. Na cidade, a diferença é de 107 km. Para uma pessoa que roda 30 km diariamente, no Grand Cherokee daria para evitar o posto por vários dias a mais. Agora imagine se você usa a recarga de oportunidade nos lugares públicos que oferecem a tomada, por enquanto gratuitos.
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Quero receberApesar da autonomia elétrica (no uso) do XC90 ser de pouco mais 50 km (Jeep tem 29 km), ainda assim o carro da marca de DNA off-road leva o ponto nessa questão porque foi feito para dar um caldo a mais no fora de estrada.
Segurança
Ambos os modelos são equipados com diversos recursos de segurança, como alerta de tráfego traseiro, de ponto cego, assistente de farol alto, controle automático de descida, controle de cruzeiro adaptativo, além de uma extensa lista de segurança.
Apesar de a Volvo ser conhecida como a montadora que mais pensa em recursos de segurança, o Jeep não fica devendo. Na versão Plus, o XC90 não tem câmera 360°, que só chega na versão Ultimate. Porém, o Grand Cherokee já vem equipado com o recurso.
Tecnologia
Desde o sistema de som premium em ambos os modelos, a tecnologia está presente nos SUVs. No Jeep, o som tem 506W de potência com 8 auto-falantes e subwoofer. O XC90 tem sistema de áudio de 220 W com dez alto-falantes. Na teoria, o Jeep aparece em números melhores. Só mesmo na prática e ouvindo os dois para dizer qual tem melhor qualidade sonora.
Partida por botão, multimídia com espelhamento de tela, carregador sem fio, cluster digital equipam os dois SUVs. O head-up display, no entanto, só está equipado no Jeep Grand Cherokee.
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*Colaborou Rodrigo Barros
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