Honda ZR-V: vale comprar SUV clássico com preço de carro eletrificado?
A Honda lançou o novo ZR-V, o SUV do icônico e quase inesquecível Civic. Contudo, parece repetir no utilitário esportivo a receita de preço e volume usada no sedã importado, que tem vendido menos do que um Porsche 911.
O ZR-V, de motor 2.0 aspirado, injeção direta, com 160 cv de potência e 19,1 kgfm, chega com patamar de preço de carros 100% elétricos ou híbridos. O valor cobrado pela marca japonesa é de R$ 214.500, muito próximo de rivais eletrificados.
No patamar dos híbridos, o GMW Haval H6 HEV custa R$ 214 mil. Com motor 1.5 turbo, o modelo tem 243 cv de potência e 54 kgfm de torque. A transmissão é e-Traction e a bateria do modelo é de 1,6 kWh.
Se puder investir mais, o H6 PHEV é solução para os consumidores que querem um carro plugado na tomada sem abandonar de vez o combustível. Neste caso, o investimento é um pouco maior - R$ 269 mil. São 393 cv de potência e 77,7 kgfm de potência. A autonomia elétrica passa dos 100 km. Ainda tem no leque da concorrência o Corolla Cross híbrido e o Kia Niro, ambos híbridos HEV.
Elétricos
Na faixa de preço do SUV da Honda, o Peugeot e-2008 (custando até um pouco menos) é uma alternativa para os consumidores que não querem gastar com IPVA e combustível. O modelo tem 234 km de autonomia com a bateria 100% carregada. Mas precisa entender a marca Peugeot.
Com os sul-coreanos, o Hyundai Kona EV já custa R$ 189.990. O modelo leva o título de SUV elétrico mais barato do Brasil. Com bateria de 39,2 kWh, o Kona EV tem 252 km de autonomia, mediante o ciclo do Inmetro.
E se você acha que está perdendo em acabamento ou segurança, pode pensar também no Volvo EX30, que parte de R$ 219.950, na configuração Core Single Engine - um pouco a mais que o ZR-V. O elétrico pode ser adquirido com uma bateria de 51 kWh ou 69 kWh, dependendo da necessidade de utilização do veículo, o que pode resultar em uma autonomia de aproximadamente 340 ou 470 km (ciclo europeu), respectivamente. Mas isso só vai acontecer a partir de março quando os carros começam a chegar.
Entre os chineses ainda tem a BYD com o Yuan Plus, vendido por R$ 229.800 (mesmo preço do híbrido Song Plus DM-i). O EV da BYD tem 294 km de autonomia, considerando o ciclo PBEV. Já o Song Plus une a combustão e eletricidade e ultrapassa a barreira dos 800 km de autonomia.
A Honda tem um SUV clássico, bem resolvido por dentro e "normal" sem encantamento por fora. O carro é justo para o propósito da marca e atende a expectativa do cliente clássico e pouco arrojado - diferentemente do HR-V.
Conquistar um novo perfil para o fabricante japonês com o ZR-V será uma tarefa difícil, mas possível, pois nessa estrada cheia de aventuras, na maioria das vezes, prevalece o lado conservador do velho freguês. Diferente do novo e conectado com o futuro.
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*Colaborou Rodrigo Barros
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