Kia EV9 é o melhor sul-coreano já feito e chegará ao Brasil no 1º semestre
A Kia escolheu o deserto do Atacama, no Chile, para lançar o estiloso EV9, seu primeiro SUV elétrico. O modelo tem autonomia elétrica para até 500 km e que permite carregamento rápido em média de 239 km por cerca de 15 minutos. São 385 cv de potência e mais de 70 kgfm de torque.
Do lado de fora, o Kia EV9 transparece elegância: mesmo depois de enfrentar uma tempestade de areia, aparece com design exclusivo, contemporâneo, elegante e ao mesmo tempo minimalista. Ancorado por uma distância entre-eixos de 3.100 mm, uma 'sala de estar' a bordo permite que na versão de seis assentos você transforme o ambiente em um lounge.
A opção de bancos giratórios (todos com ajustes elétricos) para a segunda fileira permite o giro de 180 graus, facilitando as conversas com os ocupantes da terceira fileira. O apoio de braço tem comando da tela que fica no encosto do banco da frente.
Os passageiros dos últimos assentos contam ainda com portas USB de carregamento e porta-copos. A rodagem da versão GTLine, de nossa avaliação e preferência, calça pneus no aro 21 polegadas.
As suas dimensões totais medem 5.010 mm de comprimento, 1.980 mm de largura e 1.755 mm de altura, resultando em uma aparência arrojada e moderna que mantém o seu caráter distintivo.
Se a Peugeot faz defesa do design pelas garras do leão, a Kia se apoia na figura do tigre. As luzes diurnas (DRL) em LED criam um padrão de iluminação dinâmica, que será sinônimo da Face de Tigre Digital da marca para futuros modelos elétricos. É a inaugurando uma nova era de experiências em iluminação frontal, por exemplo.
O som é de excelência e tem assinatura da Meridian com 14 alto-falantes, proporcionando uma experiência auditiva a bordo. O display panorâmico impressiona e tem 29,6 polegadas, sendo 12,3" do cluster, o mesmo da mídia e na parte central o controle do sistema de ar. O head up display tem 12 polegadas e permite uma condução mais segura, sem tirar os olhos da direção da pista.
Ergonomia é seu ponto forte. Nada de tirar as mãos do volante para trocar a posição da marcha ou mudar as funções do entretenimento, que pode ser controlado sem você sujar a tela com os dedos. Os comandos ficam no frontal do painel e são bem acessíveis até mesmo para o passageiro da frente.
Os retrovisores externos (o interno idem) projetam as imagens em telas de OLED (vide foto) nas laterais das portas. A câmera de ré digital divide espaço com os dispositivos que marcam os 360 graus e a exibição em 3D do veículo na mídia central.
Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia do Brasil, garantiu que o SUV chegará nos próximos seis meses ao Brasil e acredita que a aposta será para o modelo mais completo. Pela proposta do drive no deserto do Atacama, a GTLine está nos planos do executivo que vai competir contra BYD Tan, EX 90, Audi E-tron.
Segurança
O Kia EV9 tem pacote ADAS completo, como assistente de prevenção de colisão por ponto cego (BCA), de manutenção de faixa (LKA) e de limite de velocidade (ISLA), todos projetados para ajudar os condutores em situações potencialmente perigosas.
Na ficha técnica destaque para a estrutura do chassi do veículo que apresenta uma rigidez torcional que convence. As poucas voltas em um carro desse porte, feito para andar mais no início road, provaram um teste de suspensão que imprime conforto.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberEles falam da primeira patente pendente do mundo de uma tecnologia de estrutura de conexão do pilar B, que apresenta uma barreira de colisão estendida e uma sobreposição da soleira lateral. Confuso de explicar? O resumo é o seguinte: o EV9 é firme em terreno ruim.
No teste de estrada vamos ficar devendo para uma próxima, longe do calor, para buscar o máximo da autonomia do elétrico.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.