BBB pode esperar: novo Spin chegará para rivalizar com C3 Aircross
Depois de vários flagras, a Chevrolet resolveu revelar de vez os detalhes do novo Spin. O carro, que deve estrear ainda no primeiro trimestre deste ano, teve finalmente o design retocado e, segundo a GM, inovações de performance.
O principal alvo do Spin será se manter como atração do segmento e não permitir espaço para o C3 Aircross que, por enquanto, só está disponível na configuração de cinco lugares.
No design, de fato, o monovolume da Chevrolet (um dos seis lançamentos de 2024) ficou bem moderninho - e boa parte dessa melhoria tem o novo formato de farol e a grade dianteira como responsáveis pelo upgrade. Acho até que melhorou muito. A frente está arrojada e espero que a traseira não decepcione.
Segundo a Chevrolet, que ainda mostrará o veículo completo no Big Brother Brasil (BBB) da Rede Globo, o Spin ficou ligeiramente mais alto. Há também uma calibração no conjunto propulsor e direção, "com ganhos relevantes em eficiência energética".
As mudanças também são para que o modelo se adapte às normas de emissões do Proconve L8, que inicia no próximo ano. Por enquanto, nada de motorização turbo. O carro segue com o antigo 1.8L aspirado de 111 cv.
Quando comparamos a versão atual do Spin com o novo C3 Aircross, é no desempenho e consumo que o modelo perde. Apesar de o Spin ter um motor de 1.8 litro e o C3 1.0, o crossover da Chevrolet tem menos potência e maior consumo de combustível. O C3 tem 130 cv contra 111 cv do Spin. No consumo urbano, enquanto o carro da GM faz 9,8 km/l de gasolina, o rival rende 10,6 km/l com o mesmo combustível.
"Mexemos inclusive na parte estrutural do Spin, mas mantendo as principais virtudes do crossover, como a versatilidade. O modelo continuará oferecido em versões de sete lugares e de cinco lugares, que se diferencia pelo maior porta-malas entre os veículos de passeio de produção nacional", disse, em texto oficial da montadora, a diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul Paula Saiani.
Com cinco lugares, o Spin tem 553 litros de capacidade do porta-malas, enquanto o C3 tem 493 litros. A vantagem do modelo da fabricante norte-americana tem relação com maior comprimento, largura e altura, que beneficiam o carro.
Contra o novo
A Chevrolet precisará de mais que calibração no motor e eficiência, pois o C3 Aircross é novo de fato e já traz de série multimídia de 10", DRL, controle de áudio no volante, todos os vidros elétricos com função one touch e mais.
Pelo menos o painel de instrumentos digital é um ponto positivo que já podemos ver que equipará o Spin. Porém, é possível que ele esteja presente apenas nas versões mais caras.
"O Novo Spin vai oferecer também o conjunto de equipamentos de segurança mais abrangente da categoria. Informações adicionais sobre o produto serão compartilhadas em breve", destacou a marca.
Apesar de o fabricante ter antecipado o visual do carro, alguns detalhes técnicos não foram revelados, como as melhorias de performance ditas pela marca. Só saberemos no lançamento oficial.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Colaborou Rodrigo Barros
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.