Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Toyota admite fraude em motor a diesel e pausa vendas de Hilux e SW4

A Toyota admitiu irregularidades nos motores a diesel de diversos modelos vendidos globalmente, a fim de melhorar potência e torque. A venda de diversos veículos foi suspensa, mas o episódio não afeta o mercado brasileiro.

A fraude teria sido cometida pela Toyota Industries Corporation, um dos braços da fabricante de veículo, e afetou a produção de seis modelos, entre eles Hilux e SW4. Os modelos comercializados no Brasil, porém, não foram afetados pela fraude.

Segundo apuração da reportagem com concessionárias, as vendas de Hilux e SW4 seguem, de fato, normais e sem nenhuma restrição.

"Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado", lamentou a montadora japonesa por meio de comunicado oficial no Brasil.

Ainda segundo o comunicado da empresa, a irregularidade não terá impacto sobre a potência real, emissão ou segurança dos veículos.

"A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Corporation, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência (cavalos) aplicáveis a determinados países em três modelos de motores da Toyota. Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo no Brasil", trouxe a nota.

Falha em airbags afeta 50 mil carros

Além da questão envolvendo motores a diesel, a Toyota emitiu comunicado para não dirigir veículos afetados por defeito em airbags nos Estados Unidos. Os modelos Corolla 2003-2004; Corolla Matrix e RAV4 2004-2005 podem explodir o equipamento e disparar fragmentos de metal contra os ocupantes, informa a montadora.

O problema no componente de segurança pode chegar a ferir gravemente ou até matar o motorista e ocupantes do veículo.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa japonesa, os proprietários devem substituir o airbag gratuitamente. O recall afeta cerca de 50 mil veículos no Estados Unidos e 7.300 carros no Canadá. As informações são do jornal The Washington Post.

Os airbags são da marca Takata e segundo a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA, eles já causaram pelo 27 mortes e deixaram 400 feridos.

A reportagem entrou em contato com a Toyota do Brasil para saber se o recall também será realizado em território brasileiro. A montadora disse que está "está verificando essas informações".

Esta reportagem será atualizada quando a fabricante se manifestar sobre o assunto.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.