Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Carros com caixa-preta: novo dispositivo promete indicar culpa em acidentes

A indústria automotiva vai se espelhar na aviação e implementar o uso de caixa-preta para registrar dados de acidentes. O dispositivo, semelhante ao usado nas aeronaves, será obrigatório para todos os novos carros vendidos na União Europeia.

Chamado de Event Data Recorder (EDR), o equipamento será obrigatório para carros de passeio até oito lugares de passageiros, além do motorista. Veículos da classe N1, como picapes e vans de até 3.500 kg, também terão de ser equipadas com o dispositivo. O intuito é que a caixa preta ajude as autoridades para verificar a culpa em um eventual acidente.

As informações registradas pelo EDR pertencem ao proprietário do veículo. Os dados são coletados anonimamente para que não sejam sujeitos a manipulação garantindo a proteção dos usuários.

Como o EDR funciona?

O EDR é ativado quando os airbags ou tensores do cinto de segurança são acionados. Outra forma é quando o capô do veículo se abre ou então quando houver uma mudança lateral ou longitudinal de mais de 8 km/h em 0,15 segundos. O dispositivo é instalado, normalmente, na unidade de controle do airbag.

Com isso, será mais fácil de determinar o culpado por um acidente e ajudar para que as autoridades compreendam o que exatamente ocorreu. A obtenção das informações pode ser feita através da interface OBD. Contudo, se a porta for destruída no acidente, as informações deverão estar acessíveis diretamente da caixa-preta.

O EDR será obrigatório para os 27 países que compõem o bloco da União Europeia: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca / Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia.

No Brasil, o sistema também poderia ser um aliado do motorista e seguradoras. A peça facilitaria a leitura da perícia ao mesmo tempo que funcionaria como dedo duro do acidente.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Continua após a publicidade

*Colaborou Rodrigo Barros

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes