Carros com caixa-preta: novo dispositivo promete indicar culpa em acidentes
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/2013/03/24/24mar2013---tiroteio-causou-um-acidente-na-avenida-ipiranga-n-4000-por-volta-das-6h45-deste-domingo-24-em-porto-alegre-rs-duas-pessoas-ficaram-gravemente-feridas-a-brigada-militar-foi-acionada-1364131880798_900x506.jpg)
A indústria automotiva vai se espelhar na aviação e implementar o uso de caixa-preta para registrar dados de acidentes. O dispositivo, semelhante ao usado nas aeronaves, será obrigatório para todos os novos carros vendidos na União Europeia.
Chamado de Event Data Recorder (EDR), o equipamento será obrigatório para carros de passeio até oito lugares de passageiros, além do motorista. Veículos da classe N1, como picapes e vans de até 3.500 kg, também terão de ser equipadas com o dispositivo. O intuito é que a caixa preta ajude as autoridades para verificar a culpa em um eventual acidente.
As informações registradas pelo EDR pertencem ao proprietário do veículo. Os dados são coletados anonimamente para que não sejam sujeitos a manipulação garantindo a proteção dos usuários.
Como o EDR funciona?
O EDR é ativado quando os airbags ou tensores do cinto de segurança são acionados. Outra forma é quando o capô do veículo se abre ou então quando houver uma mudança lateral ou longitudinal de mais de 8 km/h em 0,15 segundos. O dispositivo é instalado, normalmente, na unidade de controle do airbag.
Com isso, será mais fácil de determinar o culpado por um acidente e ajudar para que as autoridades compreendam o que exatamente ocorreu. A obtenção das informações pode ser feita através da interface OBD. Contudo, se a porta for destruída no acidente, as informações deverão estar acessíveis diretamente da caixa-preta.
O EDR será obrigatório para os 27 países que compõem o bloco da União Europeia: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca / Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia.
No Brasil, o sistema também poderia ser um aliado do motorista e seguradoras. A peça facilitaria a leitura da perícia ao mesmo tempo que funcionaria como dedo duro do acidente.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Colaborou Rodrigo Barros
Deixe seu comentário