Dia de presidente: passeamos no conversível usado por Lula na Volks
O Virtus conversível, produzido pela Volkswagen para receber a dupla presidencial Lula e Alckmin, ficou um charme. Trabalho impecável da engenharia da Volkswagen e do time de design, que merece o reconhecimento por um projeto que não é apenas uma adaptação. O UOL Carros teve acesso ao carro e teve a chance de passear de carona, em um 'dia de presidente'.
O Virtus Cabrio é uma composição que tem como base o Highline pintado na cor Azul Biscay, com motor 1.4, 250 TSI associado a alguns elementos do Exclusive.
O modelo apresenta mudanças que você não enxerga contemplando o desenho, projetado em cima da plataforma MQB. E aqui vamos destacar dois detalhes: a engenharia suprimiu o sistema start stop, que dá aquela paradinha e permite mais economia, para evitar solavancos entre dezenas de paradas do desfile.
O tanque de combustível foi outra peça refeita e reduzido para 15 litros - suficiente para garantir ao 1.4 turbo de 150 cv permissão para deslocamentos de pequenos percursos.
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/d8/2024/02/09/volkswagen-virtus-cabrio-1707496025130_v2_750x421.jpg)
A engenharia, com o time de design, também promoveu adaptações como os reforços na carroceria - aumentando o assoalho para recuar o banco traseiro e permitir um maior espaço para os passageiros ficarem em pé, como aconteceu no evento.
A barra horizontal de apoio para os caronas ocupa o espaço da coluna B e os acabamentos do corte do teto e das bases laterais foram preenchidas com peças projetas e impressas nas impressoras 3D.
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/b3/2024/02/09/volkswagen-virtus-cabrio-1707496086915_v2_750x421.jpg)
Seis semanas para adaptar
Cerca de trinta profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte da área de Qualidade, tiveram seis semanas para entregar o Virtus conversível. O tempo, aliás, foi um dos principais desafios do time, dito aqui nos bastidores da fábrica de São Bernardo do Campo.
Antonio Carnielli Jr, diretor de desenvolvimento de produtos da Volks, pontuou que o pilar da segurança sempre esteve em primeiro lugar no projeto. "Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, permitindo apoio e conforto. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas".
O Virtus é o quinto showcar conversível que a Volkswagen do Brasil confecciona para ocasiões de visitas presidenciais a sua planta. Já foram construídos Fusca, em 1959 e em 1993, Polo Sedan, em 2003, e Fox, em 2005.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário