Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Dia de presidente: passeamos no conversível usado por Lula na Volks

O Virtus conversível, produzido pela Volkswagen para receber a dupla presidencial Lula e Alckmin, ficou um charme. Trabalho impecável da engenharia da Volkswagen e do time de design, que merece o reconhecimento por um projeto que não é apenas uma adaptação. O UOL Carros teve acesso ao carro e teve a chance de passear de carona, em um 'dia de presidente'.

O Virtus Cabrio é uma composição que tem como base o Highline pintado na cor Azul Biscay, com motor 1.4, 250 TSI associado a alguns elementos do Exclusive.

O modelo apresenta mudanças que você não enxerga contemplando o desenho, projetado em cima da plataforma MQB. E aqui vamos destacar dois detalhes: a engenharia suprimiu o sistema start stop, que dá aquela paradinha e permite mais economia, para evitar solavancos entre dezenas de paradas do desfile.

O tanque de combustível foi outra peça refeita e reduzido para 15 litros - suficiente para garantir ao 1.4 turbo de 150 cv permissão para deslocamentos de pequenos percursos.

Imagem
Imagem: Jorge Moraes/UOL

A engenharia, com o time de design, também promoveu adaptações como os reforços na carroceria - aumentando o assoalho para recuar o banco traseiro e permitir um maior espaço para os passageiros ficarem em pé, como aconteceu no evento.

A barra horizontal de apoio para os caronas ocupa o espaço da coluna B e os acabamentos do corte do teto e das bases laterais foram preenchidas com peças projetas e impressas nas impressoras 3D.

Imagem
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Seis semanas para adaptar

Cerca de trinta profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte da área de Qualidade, tiveram seis semanas para entregar o Virtus conversível. O tempo, aliás, foi um dos principais desafios do time, dito aqui nos bastidores da fábrica de São Bernardo do Campo.

Continua após a publicidade

Antonio Carnielli Jr, diretor de desenvolvimento de produtos da Volks, pontuou que o pilar da segurança sempre esteve em primeiro lugar no projeto. "Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, permitindo apoio e conforto. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas".

O Virtus é o quinto showcar conversível que a Volkswagen do Brasil confecciona para ocasiões de visitas presidenciais a sua planta. Já foram construídos Fusca, em 1959 e em 1993, Polo Sedan, em 2003, e Fox, em 2005.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes