Novo Honda CR-V x Toyota RAV4: qual SUV híbrido japonês entrega mais?
A Honda lançou o novo CR-V, que agora é híbrido e compete de igual para igual com o Toyota RAV4. A diferença de preço é mínima, R$ 352.900 contra R$ 349.290 respectivamente.
Na motorização, o RAV4 sai na frente. Conta com 222 cv de potência combinada, enquanto o CR-V tem apenas 207 cv. No consumo, também leva uma ligeira vantagem, fazendo 17,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na rodovia. Já o Honda tem números de 14,2 km/l e 11,6 km/l, respectivamente - mesmo conseguindo bem mais, na faixa dos 18 km/l em nosso test-drive de lançamento.
Como consequência, o RAV4 ganha na autonomia. Chega a rodar 941 km na cidade com o tanque cheio, enquanto que o CR-V consegue 809 quilômetros. Apesar de o tanque de combustível do Honda ser maior, a boa economia do RAV4 o coloca na vantagem.
O Honda ganha quando falamos sobre dimensões. São 4,70 metros contra 4,60 metros do RAV4. Apesar disso, a diferença de entre-eixos dos dois é de apenas 1 cm - com vantagem para o CR-V.
O porta-malas do recém-lançado também é maior. São 587 litros, sete a mais do que seu concorrente direto.
Na suspensão, o sistema é praticamente o mesmo. Na dianteira, ambos contam com McPherson independente. Na traseira, o CR-V tem suspensão independente multibraço e o concorrente com braços sobrepostos.
Os sistemas de freio dos dois SUVs híbridos contam com disco ventilado na dianteira e sólido na traseira. As rodas do CR-V são aro 19 com pneus 235/55. Seu concorrente tem aro 18 e pneus 225/60.
A dirigibilidade do CR-V é mais precisa, estabilidade de sedã nas curvas - e olha lá que não sou de curtir o tal do câmbio CVT.
Nível de equipamentos
Quando comparamos os itens de conforto, segurança e tecnologia, ambos os modelos deixam de contar com alguns deles. Abaixo, vamos listar o que cada um deixa de oferecer (considerando que seu concorrente tem o item)
Honda CR-V Hybrid não tem: câmera 360°, alerta de tráfego cruzado traseiro, troca de marcha no volante (não tem marcha), retrovisor externo com aquecimento, banco do motorista com ventilação.
Toyota RAV4 Hybrid não tem: indicador de fadiga, assistente de centralização em faixa, banco do passageiro com ajuste elétrico, luz no porta-luvas, acionamento remoto do motor, subwoofer, head-up display.
O Honda conta com um painel impecável, herda do Accord o sistema de ventilação e o som Bose é dos bons. O Sensing e a parte de conectividade permitem o contato direto do condutor com a tecnologia. São dez bolsas de ar além do ADAS, partida remota e na lista dos concorrentes não dá para ignorar o BMW X1.
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*Colaborou Rodrigo Barros
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