Renault terá picape inédita e SUV de 7 lugares com investimento bilionário
A Renault anunciou no início de 2024 um investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento de novos veículos.
De forma global, são esperados mais de R$ 15 bilhões e oito novos carros para mercados como América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul.
Anote o seguinte: quatro destes carros estarão no Brasil e deverão ser eletrificados.
O Kardian é o primeiro automóvel da Renault a ser lançado nesta nova fase francesa. O modelo com medidas de SUV estreia o motor 1.0 turbo de três cilindros, que gera 125 cv de potência, com injeção direta associada a um câmbio automático de seis marchas com dupla embreagem EDC.
Além do SUV compacto, fabricado em São José dos Pinhais (PR), a Renault também já anunciou um utilitário esportivo maior, derivado da mesma plataforma, que será rival do Jeep Compass.
O carro completamente novo poderá usar o mesmo 1.3 turbo TCe de 170 cv, já adotado por Duster, Oroch e pelo finado Captur.
A montadora também pode adotar um propulsor elétrico para ajudar no consumo do modelo, como uma bateria de 48V, como equipa Kia Sportage e o CAOA Chery Tiggo 5 e 7 Pro híbrido. Seria um diferencial na briga contra o rival Stellantis que também se prepara na modalidade híbrida leve.
Picape
Descobrimos que a picape Niagara também deverá ser feita no Paraná como terceiro veículo da linha. O utilitário foi apresentado no primeiro evento do Kardian, no ano passado. A Niagara será responsável por ficar no lugar da atual Oroch. E com estilo!
A caminhonete é construída sobre a plataforma modular modular RGMP (Renault Group Modular Platform) e, inclusive, está preparada para eletrificação ou para no futuro ser totalmente elétrica.
A base poderá ser usada pela Renault para este fim. Assim, a plataforma terá desde híbridos leves (MHEV), híbridos plenos (HEV) até híbridos plug-in (PHEV). Ela permite tudo.
SUV de 7 lugares
A base RGMP está apta para a criação de carros de até 5 metros, com entre-eixos que podem chegar até três metros de comprimento
Por fim, mas não menos importante, a fabricante francesa deverá, ainda, lançar um SUV de sete lugares para concorrer com o Jeep Commander no mercado brasileiro. O modelo deverá estrear no Brasil em 2026.
Nova fase
A Renault está investindo na descarbonização e, inclusive, conta com uma empresa para produção de motores mais "limpos".
A Horse é um fornecedor global autônomo de soluções de sistemas de propulsão e desenvolve tecnologias isentas de carbono e de baixas emissões.
"Espera-se que a nova empresa forneça os seus atuais clientes industriais, incluindo a Renault, a Dacia e também a Nissan e a Mitsubishi", ressaltou a Renault.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Colaborou Rodrigo Barros
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.