Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

'Boom' de vendas: BYD reforça estoque de peças em centro de distribuição

Após muitas reclamações de clientes quanto ao longo tempo de espera por algumas peças de reposição dos automóveis da BYD no Brasil, como pneus, para-brisa e bateria, a montadora reafirmou que o problema ficará no passado.

A declaração partiu de um executivo da marca durante visita desta coluna ao centro de distribuição de componentes da BYD em Cariacica, no Espírito Santo.

Em entrevista exclusiva, o gerente de pós-venda, Wagner Carriere, disse qual seria a causa do problema.

"Foi devido ao 'boom' de vendas que nós tivemos de janeiro para cá. Posso afirmar que não era esperado por nós. Foi uma questão positiva, mas que gerou um contratempo, e já ajustamos a operação", afirmou.

No galpão da BYD, que conta com 5 mil m², há cerca de 370 mil peças estocadas para dar conta da distribuição da rede, de acordo com a montadora. Quando o pedido chega da concessionária, em até três dias a demanda é despachada. Essa é a promessa. Cada item leva, em média, cinco dias para chegar ao seu destino, a depender da região.

A capacidade atual de envio de componentes à rede autorizada, conforme a BYD, é de 600 peças por dia ou cerca de 13,2 mil por mês.

A cada dia, o estoque consegue receber 4 mil itens dos contêineres que chegam da China, acrescenta a BYD. Hoje, há uma equipe com mais de 50 pessoas para atender os pedidos.

É importante ressaltar que trata-se d um planejamento de longo prazo. "As peças que estão aqui hoje foram encomendadas muitos meses atrás", diz a marca.

'Mutirão'

Centro de distribuição de peças da BYD no Espírito Santo
Centro de distribuição de peças da BYD no Espírito Santo Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Segundo a gigante chinesa, é um mutirão para enviar todos os pedidos.

Além disso, o time está trabalhando em dois turnos para agilizar as solicitações. Sobre os casos mais graves, eles estão sendo "tratados com prioridade diretamente pelo time de suporte de pós-vendas da BYD".

"Caso a peça não esteja em estoque, podemos fazer um pedido emergencial para a China e ela será enviada de avião. O prazo médio entre o pedido e a chegada do item é de até 15 dias", afirma a fabricante.

Pensando na demanda futura, a BYD informa que vai expandir o galpão para duplicar o estoque de peças, que passará de 5 mil m² para 10 mil m². As obrasserão iniciadas na próxima semana. Além disso, há previsão para triplicar o quadro de funcionários até o fim deste ano.

Concessionárias

A reportagem também foi convidada pela BYD para conhecer uma concessionária em Vitória (ES). No local, também verificamos que há uma boa quantidade de peças de reposição, como capô, para-lama, para-choque e pneus.

Continua após a publicidade

Atualmente, o maior gargalo de peças é com relação à reposição de itens de funilaria danificados em colisões.

"Estamos fazendo o trabalho de enxoval. Fizemos para o Dolphin e agora para o Dolphin Mini, onde enviamos um lote de defesa de colisão e manutenção para garantir o abastecimento mínimo das lojas no Brasil", explica Carriere.

Pneu 'exclusivo'

O Dolphin Mini, recente lançamento da BYD, tem pneus com medida 175/55 e rodas de 16 polegadas.

Essa medida de pneu não é oferecida no Brasil pelas grandes fabricantes, mas Wagner Carriere detalhou o que tem sido realizado para resolução da questão.

"Estamos importando um lote com algumas centenas de pneus, em um frete aéreo, para gerar disponibilidade imediata. Deve chegar em até três ou quatro semanas", detalhou.

Continua após a publicidade

Além disso, ele revelou outras ações.

"Estamos em negociação com o fornecedor chinês LingLong para representação aqui. Também estamos em contato com um grande distribuidor local que tem interesse em trazer os pneus para garantir que não haja desabastecimento", acrescentou.

*Colaborou Rodrigo Barros

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.