De Kicks a Porsche: salão de NY traz carros globais que chegarão ao Brasil
O Salão do Automóvel de Nova York começa oficialmente nesta sexta-feira e segue até 7 de abril no Javits Convention Center, em Manhattan, à margem do rio Hudson. As sul-coreanas Kia e Hyundai são as donas das principais atrações, enquanto a Nissan chama a atenção com o novo Kicks.
Confira abaixo o que reserva o salão, com algumas novidades globais que serão vendidas no Brasil:
Genesis
A divisão de luxo da Hyundai revelou dois conceitos. Os modelos sinalizam a direção futura da marca e também mostram sua evolução. O Neolun Concept terá alta qualidade e até assentos giratórios. No centro do painel, uma tela gigante fornece as informações do carro.
Além do Neolun, a Genesis também lança o GV60 Magma, que chega com bateria e tecnologias aprimoradas. Com design esportivo, a marca ainda não revelou as especificações técnicas do conceito.
Nissan
A grande aposta da japonesa é o Kicks, que tem visual renovado e será vendido no Brasil no próximo ano - arrisco que logo depois do encerramento do ano fiscal (31 de março).
O SUV compacto terá nos EUA motor 2.0 litros aspirado de 141 cv e será esta a configuração que o modelo chegará em alguns mercados. A nova geração também ficou maior e tem 4,37 metros de comprimento e 2,66 metros de entre-eixos. Destaco que no país será o SUV mais imponente e rico, em tecnologia e visual, do ano seguinte.
O câmbio é automático Xtronic (CVT) da Nissan, distribuindo potência para a frente ou para as quatro rodas. A aparência externa do SUV é bem quadrada e lembra, inclusive, o Nissan Pathfinder.
Kia
A Kia ganhou os prêmios do ano com o EV9, SUV elétrico que já dirigimos no Atacama (Chile), e chegará a partir de junho ao Brasil.
A montadora aproveitou para revelar seu novo sedã, o K4. Os faróis são verticais com assinatura DRL e o retoque das luzes refletem também no bom conjunto traseiro. Observe que na frente elas cortam verticalmente para baixo em direção a um para-choque bem desenhado.
Por dentro, o painel integrado 100% digital. Uma parte positiva é que o modelo conserva boa parte dos botões para controle de ar-condicionado e som. O seletor de marcha também é do tipo trilho. O difusor de ar incorporado no para-choques completa o quadro com o seu design gráfico forte.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberPorsche
O Macan 100% elétrico chega em duas versões: Macan 4 e Macan Turbo. No Brasil, o modelo já está em pré-venda e aqui em Nova York surge como principal estrela alemã. Mercedes-Benz não participa do evento e a Audi foi salva pelo concessionário local de Manhattan. Na Volkswagen, o ID.4 como maior aposta da marca aparece ao lado do sedã ID7.
O Macan 4 custa R$ 580 mil e o Macan Turbo R$ 770 mil no país. Na versão mais básica, são 300 kW (408 cv) de potência, enquanto na mais cara (470 kW) o carro atinge 639 cv.
O a 100 km/h é feito em 5,2 segundos e 220 km/h de velocidade máxima (Macan 4) e 3,3 segundos e 260 km/h (Macan Turbo).
Hyundai
O novo Tucson chega ao Salão de Nova York com uma série de atualizações. Ficou com acabamento mais moderno e deixou o SUV com um visual mais agressivo e robusto. Por dentro, ele tem um novo cockpit com duas telas de 12 polegadas. O propulsor é herdado da geração anterior, mas tem algumas modificações com o ganho de um motor elétrico. Há versão plug-in com 271 cv de potência por conta da bateria de 13,8 kWh.
A picape Santa Cruz ganhou uma aparência mais robusta com uma grade redesenhada, elementos de iluminação verticais e acabamentos no estilo da parte inferior da carroceria. A versão XRT terá recursos exclusivos e aumento da capacidade off-road. No interior, recebe a mesma tela curva do Tucson, porém é item opcional.
Seria esse o motivo da ausência na apresentação dos produtos Hyundai no Brasil? Santa Cruz e novo Tucson estão em alta e são duas das principais estrelas do salão.
Mustang 60 anos
A celebração começou nos Estados Unidos e a Ford destaca no seu estande o GTD 5.2 litros e 800 cv de potência. O V8 é de um ronco inesquecível no carro projetado para a pista e de um acabamento visual irretocável na sua sétima geração.
GM
A Chevrolet repetiu o que já mostramos de outros salões, como a Silverado EV e o SUV elétrico Blazer, que vem por aí para ser vendido no Brasil.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.