Jeep Compass fica melhor e mais barato para encarar chineses; veja mudanças
Muita gente ficou surpresa quando a Jeep anunciou que baixaria o preço de todas as versões do Compass na linha 2025. Os descontos entre R$ 5.000 e R$ 20 mil vieram mesmo com a montadora entregando mais tecnologia, novos itens de série e aumentando a garantia de fábrica do SUV.
Essa estratégia não mira os rivais tradicionais do Compass, como Toyota Corolla Cross, Honda ZR-V, ou Chevrolet Equinox. O que a Jeep fez foi adaptar a gama de seu best-seller para a nova realidade imposta pela chegada das gigantes chinesas e seus carros eletrificados.
Não foram poucos os clientes de Compass que migraram para modelos novos, como BYD Song Plus ou GWM Haval H6. Os chineses estão na mesma faixa de preço das versões intermediárias e topo de linha do Jeep, mas entregam um acabamento mais refinado, tinham mais tecnologia embarcada, mais potência nas rodas e itens de segurança mais modernos.
E foi justamente nesses pontos que a montadora atuou na linha 2025. Os clientes do Compass ainda não gritavam por um design mais moderno ou algo do gênero. Nesse aspecto o modelo da Jeep ainda agrada bem.
A questão da potência mecânica foi bem resolvida com a chegada das versões com motor Hurricane 2.0 turbo com 272 cv de potência e 40,1 kgfm de torque. Muita gente vai falar: "Mas não é flex nem híbrido". Verdade, mas muitos ainda não se preocupam com isso. Querem pisar no pedal direito e sentir um 'coice' contra o banco. E isso o Compass Overland ou Blackhawk oferecem.
O acabamento interno melhorou e novos itens de conforto foram oferecidos, como porta-malas elétrico com sensor de aproximação e ajuste elétrico para os bancos do motorista e do passageiro. O painel digital ganhou nova interface e o ADAS de nova geração entrega um nível maior de autonomia voltada para a segurança.
A maioria dos itens novos integrados à gama do Jeep os rivais tradicionais não entregam, mas são de série nos rivais chineses, que ainda são eletrificados. Vale lembrar que o Compass híbrido 4xe ainda não chegou na linha 2025. Como ele é importado da Itália, a mudança de linha só deve ocorrer no último trimestre deste ano.
Um ponto que os vendedores nas lojas da Jeep vão poder argumentar contra os rivais chineses é a garantia de fábrica. Agora a marca norte-americana iguala os cinco anos de cobertura das marcas asiáticas e diz que, no seu caso, a garantia é total de fato, "de para-choque a para-choque" do carro, fazendo referência clara às 'pegadinhas' da cobertura de algumas rivais que deixam de incluir muitos itens na garantia.
O Compass já tinha uma liderança folgada no segmento dos SUVs médios. E isso não deverá mudar, mesmo com a ofensiva das marcas eletrificadas. A clientela da Jeep tem um perfil conservador, que ainda não olha a eletrificação como uma prioridade. Podem até pensar em ter um carro elétrico na garagem, mas, no momento, não abrem mão do ronco do motor. E o Compass Hurricane presenta muito bem esse perfil.
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