Conhecemos na China o 'Fusca elétrico' alvo de disputa judicial no Brasil
A convite da GWM, este colunista foi à sede da montadora na China para conhecer de perto o Ballet Cat, o " Fusca elétrico" que recentemente foi notícia no Brasil - após a marca oriental vencer disputa judicial com a Volkswagen para comercializar o modelo polêmico em nosso mercado..
Cópia do Fusca? De fato, qualquer semelhança com o clássico da VW não é mera coincidência. A carroceria de 4,40 m de comprimento total e 2,75 m de distância entre-eixos lembra muito o carro alemão
A frente e a traseira praticamente se confundem a distância. As diferenças visuais estão em detalhes como os faróis dianteiros, o capô longo e a tampa lateral para recarga das respectivas baterias. As maçanetas das portas remetem ao modo antigo e são cromadas.
Integrante da Ora, divisão de automóveis 100% elétricos da GWM que tem no hatch 03 seu representante no Brasil, o Ballet Cat por dentro é muito mais parecido com o 03 do que com o Fusca no qual é declaradamente inspirado.
O interior tem volante que remete ao passado, assim como os botões da parte do meio do painel.
O acabamento é de primeira linha e o teto solar está na versão mais cara. Já os assentos possuem regulagem de altura, enquanto a alavanca seletora das marchas foi para o lado direito da coluna de direção, deixando espaço livre para o carregador de indução. Como no Ora 03, no Ballet Cat as telas que compõem painel e central formam estão dispostas em uma peça única.
O "Fusca" chinês, com autonomia na casa dos 400 quilômetros ou até um pouco mais, é uma graça e mistura um desenho extrovertido com carroceria em dois tons.
Na China, o elétrico vintage é comercializado em três versões, com tração dianteira e traseira: a básica tem propulsor de 174 cv; a intermediária traz conjunto de 300 cv; e a topo da gama conta com dois motores elétricos e 544 cv de potência.
Ora 07 no Brasil?
Apesar de tanta repercussão, o Ora Ballet Cat não está, ao menos neste momento, da filial brasileira da GWM.
Fontes ligadas à empresa afirmam que o propósito da GWM do Brasil é manter o foco no lançamento das famílias de SUVs Tank e Wey, que farão companhia ao Haval H6, já nas concessionárias da marca no mercado brasileiro.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberOutro modelo de destaque e disputadíssimo no tempo de teste drive pela multidão de jornalistas presentes no evento chinês foi o Ora 07, um sedã com estilo de cupê e ares de Porsche Panamera.
Segundo a GWM, o 07 foi criado para o mercado chinês e pode ser descartado para o Brasil.
O carro já foi lançado na Ásia e conta com bateria de 83,5 kWh e motorização combinada de 408 cv e 69 kgfm de torque na versão mais potente.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário