Salão de Pequim: direto da China, veja novidades e carros que vêm ao Brasil
Impulsionado pelo boom dos carros híbridos e elétricos hoje lá produzidos, a China hoje é o maior mercado automotivo do mundo, com mais de 30 milhões de veículos produzidos em 2023.
Para se ter uma ideia, no Brasil a produção foi de 2,35 milhões de automóveis, comerciais leves e pesados no mesmo período - ou seja, no ano passado o gigante asiático fabricou quase 13 vezes a quantidade de veículos fabricada aqui.
Os carros chineses estão como nunca em evidência em nosso país, com uma enxurrada de novas marcas desembarcando aqui, inclusive com produção nacional. E o Salão de Pequim é uma vitrine das novidades que vêm aí.
Esta coluna conta a seguir, direto da edição de 2024 do evento, os destaques que conferimos pessoalmente nos estantes do salão chinês. Confira.
JAC T9 Hunter
A picape está disponível no mercado chinês desde 2020 e passou agora por uma reformulação.
O veículo tem 5,62 metros de comprimento (um pouco mais que a BYD Shark, que será lançada em breve). A bateria da picape tem 88 kWh e o alcance gira na casa dos 500 km, no ciclo chinês.
Segundo informações da mídia especializada local, acredita-se que a JAC também esteja trabalhando em uma versão PHEV daT9, com lançamento previsto para 2025.
Sérgio Habib, presidente da filial brasileira da JAC, esteve no estande e confirmou para nosso mercado as versões diesel e elétrica da picape, assim como o e-JS3, compacto que vai concorrer com BYD Dolphin e GWM Ora.
Volvo EX90
O SUV elétrico de sete lugares chega no Brasil ainda neste ano e terá pela frente o BYD Tan como concorrente.
A bateria tem 111 kWh de capacidade e gera 517 cv de potência e 92,9 kgfm de torque. A autonomia é de até 600 quilômetros, considerando o ciclo europeu. Em recarga rápida, ele consegue ir de 10% a 80% em apenas 30 minutos.
Kia EV5
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CARROS DO FUTURO
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Quero receberO design do carro é bem semelhante ao Kia EV9.
Nas dimensões, ele tem 4,61 metros de comprimento, 1,87 metro de lagura e 1,71 metro de altura. O entre-eixos é de 2,75 metros. As medidas são próximas a de um Toyota RAV4.
O porta-malas do EV5 tem 513 l de capacidade. Na suspensão dianteira o conjunto é McPherson e no eixo traseiro é Multilink.
Na questão do desempenho, o Kia EV5 tem 217 cv de potência e 31 kgfm de toque e tração 4x2 FWD. Porém, há uma configuração mais forte, com 312 cv e 48 kgfm de torque. Neste, a tração é 4x4 AWD.
Jaecoo J7 e J8 PHEV
A Jaecoo inicia suas atividades no Brasil este ano e, no Salão de Pequim, dois carros da marca merecem destaque.
A potência da dupla vem de um sistema híbrido plug-in que consiste em motor 1.6 turbo e dois motores elétricos.
O propulsor a combustão tem força máxima de 194 cv e torque de 29,5 kgfm. São necessários oito segundos para acelerar de zero a 100 km/h.
A sua autonomia combinada gira na casa dos 1.200 km, enquanto a sua autonomia puramente elétrica é de aproximadamente 100 km.
O J7 e J8 farão a estreia da marca no Brasil com esse trem de força híbrido. De início, os SUVs chegarão ao nosso país importados, mas existe a expectativa de produção local.
Mini Aceman
O desenho do Mini Aceman combina as características do hatchback Cooper com detalhes do SUV Countryman.
O modelo está disponível exclusivamente com energia elétrica, produzindo 184 cv ou 218 cv, com baterias de 40,7 kWh ou 54,2 kWh, respectivamente.
O interior é muito semelhante ao do Cooper, com uma tela sensível ao toque OLED circular de 9,44 polegadas no centro do painel reunindo as funções de cluster e central multimídia
O Aceman estará à venda nos mercados da Europa, China e Reino Unido, mas a Mini ainda não o anunciou se também virá para o Brasil e outros países da América do Sul.
Audi Q6L e-tron
A Audi apresentou a versão mais longa do Audi Q6 no Salão de Pequim.
O resultado não é apenas mais espaço para as pernas, mas também uma bateria maior, com cerca de 700 quilômetros de alcance - considerando o ciclo chinês.
São 7 kWh extraa de capacidade, totalizando 107 kWh. A potência na versão de tração traseira é de 347 cv, enquanto na tração integral são 469 cv.
Xiaomi SU7
O esportivo tem 700 quilômetros de alcance com as baterias completas.
Segundo o CEO da Xiaomi, Lei Ju, o SU7 superou o Tesla Model 3 em 90% dos testes de benchmark.
O carro tem três versões: a básica é chamada de Standard RWD e tem 295 cv de potência e autonomia de 700 km.
O SU7 Pro é a versão intermediária e tem o mesmo motor, com bateria maior e autonomia para 830 km - custa US$ 34 mil (cerca de R$ 170 mil na conversão direta).
Nas dimensões, o SU7 tem 4,99 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,45 metro de altura e entre-eixos de três metros.
Honda e:ns2
O novo e:NS2 estará à venda pela Dongfeng Honda Automobile (Dongfeng Honda), joint venture de produção e vendas de automóveis da Honda na China, em junho de 2024.
Já o modelo e:np2 tem autonomia de 545 km, com base no ciclo CLTC (chinês).
A Honda planeja introduzir um total de dez veículos elétricos da marca na China até 2027, esforçando-se para que os estes representem 100% das suas vendas de automóveis no país asiático até 2035.
Lamborghini Urus SE
Urus SE é o próximo passo na jornada da Automobili Lamborghini em direção à hibridização completa.
Trata-se da primeira versão PHEV do luxuoso SUV. O trem de força térmico e elétrico rende potência de 800 cv e contribui para uma impressionante redução de emissões de 80%.
O design do Urus SE apresenta proporções ainda mais esportivas em comparação com os seus antecessores.
As linhas atualizadas otimizam a eficiência aerodinâmica do "super SUV".
Chery iCar 03T
O iCar 03T é mais robusto que do o iCar vendido no Brasil pela Caoa Chery e traz suspensão elevada em 15 mm.
As versões com motor único rendem 183 cv de potência no eixo traseiro, com torque máximo de 22,4 kgfm.
As especificações da bateria não foram anunciadas, mas a Chery afirma que o carro tem autonomia de mais de 500 km. O tempo de aceleração de zero a 100 km/h é de 6,5 segundos.
Tank T400 e T700
São atrações da mostra chinesa e lideram o fluxo de visitas no estande da GWM.
O T400 será importado primeiro ao Brasil, seguido do 300.
O modelo maior e mais refinado, o 700, de 5,11 metros será o próximo da fila, em 2025.
O conjunto de propulsores é composto por um elétrico mais um motor 3.0 V6 biturbo de 360 cv e 50,1 kgfm de torque, que trabalha com uma transmissão automática de nove velocidades.
Juntos, os motores elétrico e a combustão rendem 524 cv e 84 kgfm.
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