Navio gigante da BYD traz 5,5 mil carros da China antes de imposto subir
A BYD trouxe ao Brasil pela primeira vez seu navio gigante e híbrido Explorer No.1.
A embarcação atracou no Porto de Suape (PE) na madrugada desta terça (28) com 5.459 híbridos e elétricos importados da China para venda no mercado brasileiro.
Dentre eles, os dois próximos lançamento da marca chinesa: o SUV Song Pro e o sedã King - ambos são híbridos plug-In com autonomia no modo elétrico de aproximadamente 100 km.
A previsão da BYD de comercializar 100 mil carros até o final deste ano no Brasil parece ser factível, se os veículos guardados nos pátios espalhados pelos portos foram vendidos ao longo dos próximos meses.
A operação em Suape faz parte da estratégia de antecipar a entrada dos veículos eletrificados no país, que chegam a tempo de ser faturados antes da nova alíquota de importação para veículos elétricos e híbridos subir dos atuais 10% para 18% em julho.
O navio gigante da BYD
O navio da BYD foi entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong, na China, e agora faz sua primeira para a América do Sul.
O Explorer tem capacidade para transportar até 7 mil veículos e mede 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura. Essa é a segunda viagem do cargueiro da montadora chinesa, que que levou 27 dias da China até o Brasil.
A nova leva de carros que chegou para abastecer o mercado nacional visa atender a nova demanda dos brasileiros pelos carros elétricos e híbridos da marca. Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, a BYD já emplacou mais de 25,5 mil unidades no país, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil).
BYD chega ao 'top 10'
Em abril, a empresa se tornou a nona montadora a mais emplacar carros no país, no ranking geral entre todas as marcas segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Segundo o conselheiro especial da BYD Alexandre Baldy, o Brasil hoje é maior mercado para a BYD fora da Ásia - a companhia está construindo sua primeira fábrica no Brasil, mas antigas instalações da Ford em Camaçari (BA).
Henry Karan, chefe de Relações Públicas da empresa, informa que, no final deste ano, começa a montagem pré-série dos carros na Bahia e já a partir do ano que vem, na metade de 2025, a BYD vai iniciar a produção em massa de veículos elétricos e híbridos em solo brasileiro.
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