Compacto do futuro: por que SUV 'barato' da Volvo requer mudança de hábito
Recém lançado com preço inicial de R$ 229.950, o novo EX30 bem que poderia ser chamado de compacto do futuro: parece que a Volvo foi lá em 2030 e trouxe seu novo SUV compacto para 2024.
Praticamente sem botões a bordo, o lançamento é a opção mais em conta da Volvo (e de toda a categoria de carros premium no Brasil) traz apenas um cartão como chave, Por dentro, e nada de botão para ligar o automóvel, basta pisar no freio e colocar o seletor de marchas na posição D.
Como muita coisa na vida é uma questão de costume, o EX30 vai exigir do proprietário, digamos, algumas mudanças de hábito.
Por dentro, todas as versões são equipadas com o inédito painel central de 12,3 polegadas, que reproduz informações de bordo, além de dispor do Google nativo (com Google Assistant, Google Maps e Google Play Store). Ame-o ou sinta tudo ao contrário até criar seus atalhos mentais.
Minimalismo
Por falar nela, a tela de alta resolução entrega internet dedicada. E é por meio dela que você faz praticamente todos os ajustes e comandos do carro, incluindo acionamento dos faróis, regulagem dos retrovisores externos e abertura do porta-luvas e do porta-malas.
Pela tela, você também pode ajustar o som, cujos alto-falantes saíram das portas e foram para a base do para-brisa dianteiro, como uma caixa de sound bar. Nas portas, aliás, apenas o puxador e a estilosa maçaneta.
Os conectores USB C ficam escondidos embaixo do console central e há carregamento indução e Apple CarPlay sem fio.
Os botões de acionamento dos vidros elétricos saíram das portas e foram para junto dos apoios de braço, entre os bancos dianteiros - nesse ponto, não gostei.
Reforçando: a versão de entrada, (Core) vem com duas portas USB-C na dianteira - a partir da intermediária (Plus), há mais duas atrás, além de carregador de celular por indução e do generoso sistema de som Harman Kardon (1.040 W), com nove alto-falantes e subwoofer. Tem meu respeito.
O acabamento interno é um viva à ecologia, totalmente feito com materiais recicláveis e traz tecido que remete à calça jeans.
Nas dimensões, o novato EX30 tem 4,23 metros de comprimento e 1,83 metro de largura. O entre-eixos, com 2,65 metros, é apertado, mas pessoas com até cerca de 1,80 m cabe no banco traseiro. O porta-malas (com abertura elétrica a partir da tela central ou do botão no friso da peça), na casa dos 318 litros de capacidade, é bom.
O carro não concorre em nada com o XC40 P6, por exemplo, que custa R$ 309 mil. Abaixo do capô, a potência é de 272 cv e são quase 35 kgfm de torque.
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Quero receberCom esse conjunto, o EX30 é bem esperto e valente nas curvas. Para recarregar as baterias do 100% elétrico até 80%, são necessários cerca de 30 minutos em um carregador rápido
A bateria, na versão mais simples (Core), tem 51 kWh, o que rende 250 km de autonomia. As demais, contam com 69 kWh e o alcance salta para 338 km na medição do Inmetro (, já no ciclo de avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Confie que ele roda mais.
O presidente da Volvo, Marcelo Godoy, está confiante e acredita dobrar as vendas atuais da marca no Brasil com a chegada do EX30 - além de conquistar um público novo, da casa endinheirada dos R$ 229 mil em diante.
Preço de carros chineses - aliás, vale dizer que o EX30 é fabricado na China pela Geely, dona da sueca Volvo. Trata-se do primeiro projeto conjunto das duas empresas desde quando a Volvo foi adquirida pela Geely em 2010.
Segurança
A segurança sempre foi um ponto fundamental para a Volvo.
Em todas as versões, o EX30 tem seis airbags e sistema de proteção contra impactos laterais, além de assistentes de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical.
Dá para citar também assistente de partida em rampas com controle de embalo em descidas, alerta de abertura de portas com sensor de presença externo, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alertas de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção e monitoramento de pressão dos pneus.
Quanto ao design, nota 9 para a excelência escandinava. Os faróis são impecáveis, o conjunto traseiro também.
Ponto de observação que vai dar um festival de reparabilidade serão os retrovisores externos sem qualquer borda de proteção para os vidros. Belo conjunto, mas não segura um guidão de moto batendo ali, sem querer ou por maldade.
Preços e versões
O modelo Core (de entrada), parte de R$ 229.950 (com a bateria de 51 kWh e autonomia de 250km, segundo o Inmetro), mas o cliente pode optar pela bateria maior, de 69 kWh, que pode percorrer até 338 km (dado do Inmetro), com uma única carga, por R$ 20 mil adicionais no pacote Extended Range - que se torna padrão nas versões intermediária e de topo.
No caso, a próxima da sequência é a Plus (R$ 277.950) seguida pela mais completa de todas, a Ultra (R$ 293.950).
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