Jorge Moraes

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ReportagemCarros

BYD King é a próxima aposta da BYD para acabar com o reinado do Corolla

A BYD confirmou que o King (rei, em Ingês) será o próximo lançamento da marca no Brasil - a apresentação do sedã híbrido plug-in acontecerá na terça-feira da semana que vem (18) em São Paulo.

A previsão era de que a montadora chinesa lançaria antes o SUV Song Pro, posicionado abaixo do Song Plus, que traz o mesmo conjunto mecânico do sedã, mas houve uma mudança de planos - a chegada do utilitário esportivo ficou para julho.

Nos próximos 90 dias, além do King e do Song Pro, a BYD vai iniciar no Brasil as vendas da picape híbrida Shark, entre agosto e setembro, e também lançar o SUV elétrico Yuan Pro, que já está em homologação para venda no país. Todas essas novidades são estratégicas para a ambiciosa meta de atingir 100 mil carros vendidos no Brasil até 31 de dezembro.

De olho em clientes do Toyota Corolla, o mais vendido da categoria, o King representa uma relargada da BYD, que passa a apostar com "mais energia" nos híbridos. O carro surge como desafio em uma categoria que está pouco aquecida: hoje, só Corolla e Nissan Sentra ocupam espaço cativo entre os clientes que não migraram para os SUVs.

Vale lembrar os sedãs que saíram de cena no Brasil nos últimos anos: Honda Civic nacional, Renault Mégane, Kia Cerato, Chevrolet Cruze, Hyundai Elantra, Ford Focus e Fiat Línea, para mencionar os principais. Acima deles resistem o VW Jetta GLi e os premium BMW Série 3, Audi A3 e A4 e Mercedes-Benz Classe C.

Preço e especificações do King

Exemplares do BYD foram desembarcados há poucos dias no Porto de Suape, em Pernambuco
Exemplares do BYD foram desembarcados há poucos dias no Porto de Suape, em Pernambuco Imagem: Jorge Moraes/UOL

O King vai custar entre R$ 180 mil e R$ 200 mil no mercado brasileiro e terá duas versões - será inicialmente importado da China, como os demais produtos da BYD vendidos aqui atualmente.

Dependendo da aceitação, poderá ser produzido na fábrica que a marca chinesa está construindo nas antigas instalações da Ford em Camaçari (BA).

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O King já está tem o primeiro lote em solo brasileiro. O sedã traz sistema híbrido plug-in DM-i, composto por motor 1.5 aspirado a gasolina e propulsor elétrico com acionamento síncrono de ímã permanente.

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Imagem: Divulgação

A versão de entrada terá 178 cv, ante 195 cv da opção mais cara, enquanto o torque deverá ser de 32,2 kgfm e 33,1 kgfm, respectivamente.

Quanto à autonomia no modo 100% elétrico, a versão de topo do King, com baterias de 18,3 kW/h, será de aproximadamente 100 km no ciclo chinês, contra cerca de 50 km na versão mais em conta.

O interior mostra uma bancada confortável com o novo logotipo BYD ao centro do volante multifuncional e grandes entradas de ar verticais em ambos os lados, estilo menos clássico e mais esportivo.

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Imagem: Divulgação
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Diferente até mesmo do que propõe o Nissan Sentra, outro concorrente.

A tela central é de 12,6 polegadas e o painel totalmente digital, na faixa das 10 polegadas.

O novo sedã da BYD mede 4,78 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,49 m de altura, com distância entre eixos de 2,72 m.

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Imagem: Divulgação

Pelo porte deve agradar a quem ainda busca um carro desse porte com visual estiloso, grade imponente, assinatura de LEDs nos faróis e lanternas elegantes.

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