Jorge Moraes

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GWM terá Haval H6 híbrido flex produzido no Brasil; veja detalhes

A GWM está apostando pesado no sucesso do Haval H6 no Brasil. Não só porque o SUV já vendeu cerca de sete mil unidades entre janeiro e maio, mas pela projeção que a montadora chinesa faz para o modelo para os próximos anos.

O Haval H6 será o primeiro carro a ser montado na fábrica da Iracemápolis (SP) em 2025 - a prioridade é a versão plug-in, mas também será produzido o HEV. Em 2026 está prevista a produção do primeiro SUV híbrido flex.

É o que espera Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais da GWM do Brasil. Ele contou à coluna que os chineses acelerarão os planos anteriormente divulgados devido à aprovação, nesta semana, do Programa Mover no Congresso Nacional, que incentiva a descarbonização na indústria automotiva brasileira.

"Estávamos aguardando com muita ansiedade a aprovação e a transformação em lei do Mover. Vamos ter agora uma verdadeira logística chinesa. Vamos acelerar muito a preparação da fábrica de Iracemápolis e a contração do pessoal. No próximo ano começamos a produzir o Haval H6, no primeiro momento movido a gasolina, mas já em 2026 devemos começar a produzir os SUVs com motorização flex também", afirma Bastos.

Também em 2026, a GWM espera começar a produzir em Iracemápolis o Haval H4, que será o SUV de entrada da marca no país. Ele divide a plataforma e motorização com o H6, mas tem um porte menor, para competir de frente com Corolla Cross e Jeep Compass.

O H4 já deverá nascer híbrido flex, porém, a filial brasileira esperará pela atualização do modelo na China, o que deve ocorrer entre o fim do próximo ano ou início de 2026 - para que, dessa forma, já lance no Brasil a versão atualizada do modelo que é muito bem aceito em diversos mercados, como no México, onde tem o nome de Haval Jolion.

Duelo de híbridos

A chegada da versão "mais em conta" do Haval H6 com bateria de 19 kWh, a GWM deverá gerar uma dúvida boa nos clientes que buscam um híbrido plug-in na faixa dos R$ 230 mil. O PHEV19 largou custando R$ 229 mil em pré-venda promocional e passará a custar R$ 239 mil a partir do dia 21 deste mês.

Nessa faixa de preço, o BYD Song Plus reinava praticamente sozinho e agora terá um rival na mesma faixa, mas com mais potência e mais autonomia no modo 100% elétrico.

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A BYD, entretanto, não vai ficar parada olhando a GWM "invadir" o seu terreno. O Song Pro já desembarcou milhares unidades no Brasil pelo porto de Suape (PE) e deverá ser lançado no começo de julho com autonomia elétrica na casa dos 100 km e preço inferior ao rival compatriota.

*Colaboração de Bruno Vasconcelos

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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