Jorge Moraes

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BYD King: comparamos o sedã que chegou ao Brasil com o 'campeão' Corolla

O BYD King foi lançado nesta semana pela marca chinesa no Brasil e chega ao mercado nacional para bater de frente com o Toyota Corolla, que reina durante décadas como dono do segmento dos sedãs médios. Após conhecer o novo desafiante, em um test-drive curto no estacionamento de um shopping em São Paulo, comparamos o que cada carro traz de melhor para o consumidor.

O King não terá vida fácil para convencer o clássico consumidor do Corolla, que vendeu 42.926 unidades em 2023, com média mensal de 3.577 veículos. Em 2024 foram 13.313 emplacamentos entre janeiro e maio, uma média de 2.662 sedãs.

Preços

O King foi lançado em duas versões: GL, que chega por R$ 175,8 mil, e GS, vendido por R$ 187,8 mil. O carro chegou a custar R$ 6.000 a menos em um bônus nos dias iniciais do seu lançamento.

Já o Corolla topo da gama custa R$ 190 mil. Ele também é oferecido em serviço de assinatura por R$ 4.992 mensais.

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Imagem: Divulgação

Consumo

Em sua versão híbrida HEV, que não precisa de tomada para carregar, o Corolla faz entre 16 km/l e 18 km/l dependendo do modo de condução. Já fizemos 800 km dirigindo na manha, devagar, com seu tanque de 43 litros. Vale lembrar que a versão flex, 100% a combustão, comporta cerca de 50 l.

Já o BYD promete média combinada entre 22 km/l e 25 km/l, depende de sua maneira de dirigir. O modelo topo de linha roda 100 km no 100% elétrico. A versão mais barata, com bateria menor, faz a metade da quilometragem. Ambos são plug-in, carregados na tomada, com autonomia prometida de 1.100 a 1.200 km.

Motorização

As duas versões do King possuem, respectivamente, 209 e 235 cv de potência combinada. O modelo de entrada GL tem bateria de 8,3 kWh, enquanto o GS usa a nova tecnologia apresentada no Song Plus, com 18,3 kWh.

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O motor a combustão aspirado tem 110 cv e, combinado com o elétrico, permite torque de 32,2 kgfm e 33,1 kgfm respectivamente. O tanque comporta 48 litros de gasolina. Já o Corolla tem propulsor 1.8 com 14,5 kgfm de torque.

O BYD vem com rodagem aro 17 e tem 4,78 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos - ligeiramente maior que seu rival da Toyota, que chega com.4,6 m e 2,7 m respectivamente.

O Corolla traz como diferencial o pacote Safety Sense de auxílio de condução, enquanto o King não tem ADAS. São cinco anos de garantia contra os seis do modelo chinês. Ambos oferecem oito anos de garantia nas baterias.

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Imagem: Divulgação

Design

O BYD é bonito, elegante por onde você olhe. Agrada com sua grade fechada, faróis afilados e jogo de lanternas elegantes que corta a tampa traseira do porta-malas de 450 litros - o Corolla traz 20 l a mais.

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No interior, o veículo importado chinês detona o japonês fabricado no Brasil. O seletor de marcha estão no console central, assim como os controles de som e de modo de condução. O painel é soft touch, superelegante na cabine servida por seis airbags.

O King traz tela de 12,8 polegadas na multimídia central que gira e de 8'' no pequeno quadro de instrumentos. O Corolla inverte a lógica e oferece 10,11 e 12,3 polegadas respectivamente.

A chave presencial do veículo chinês é a mesma de todo o restante da família BYD. O carro não oferece teto solar em nenhuma das versões, enquanto a Toyota manda bem ao trazer o acessório.

Impressões ao volante

Em contato com os dois, as primeiras manobras mostraram o Toyota cumpridor com o dever de casa. Já o King é leve mesmo no GL, de menor potência e com pneus estrangeiros de rodagem aro 17. Ambos se mostram amigos do motorista diante dos buracos.

O carro chinês freia bem e senti mais firmeza comparado ao Toyota, em especial nas curvas quando exigi mais do traçado. O teste, porém, foi bastante restrito devido ao local escolhido pela marca chinesa.

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