Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
ReportagemCarros

Civic dobra vendas, mas ainda é menos comprado que Porsche 911 no Brasil

Há cerca de um ano escrevemos a respeito das vendas encalhadas do novo Honda Civic híbrido. À época, comparamos ao momento de mercado do Porsche 911, que estava na frente e tem valor agregado bem mais alto - lembrando que nunca foi um comparativo de produto.

No acumulado de janeiro a junho de 2023, o Civic eletrificado teve 320 carros emplacados no período - um número pequeno, média de 53 carros por mês. Porém, parece que em 2024 o jogo mudou para a Honda. O modelo em questão soma 698 unidades, cerca de 166 carros emplacados mensalmente.

Principal concorrente, o Toyota Corolla já soma 16.502 unidades e não dá mais para compararmos os dois velhos rivais produto a produto na atual geração. A grande questão que ainda atrapalha as vendas do Civic é seu preço. Até 2022, o cliente do Honda adquiria o produto, que partia de R$ 121 mil até R$ 164.900 na topo Touring 1.5. Outra época, geração e tecnologia.

Com esse o valor, hoje é possível comprar o City Sedan, que parte de R$ 115.300 e vai até R$ 140.500 na versão topo Touring. Para conclusão de conversa, o Civic Hybrid parte de R$ 265.900 - mais de R$ 100 mil de diferença. A justificativa da montadora é que se trata de um novo carro melhor em tudo, agora eletrificado.

E sim, de fato: é um outro patamar de automóvel. Importado, vem carregado de impostos, mas rico em tecnologias, segurança e conforto. Entretanto, é fato que o cliente de Civic teve que optar por partir para um SUV, adquirir o concorrente ou permanecer com o mesmo modelo.

O novo preço inviabiliza o cliente mediano de continuar com o carro. Vale salientar que o preço do Civic Hybrid ainda pode subir mais em virtude da nova leva de impostos de importação para os carros híbridos. A medida entrou em vigor no último dia 1° de julho. As novas alíquotas do imposto para carros eletrificados serão de 25% para modelos híbridos, 20% para híbridos plug-in e 18% para carros totalmente elétricos.

911 x Civic

Em 2024, a situação permanece. Apesar de ter melhorado suas vendas, o Porsche 911 continua emplacando mais carros do que o Civic. Entre janeiro e junho de 2024, o carro de luxo emplacou 809 unidades, uma média de 134 carros por mês.

Vale dizer que eles não são concorrentes, repito. A comparação mostra que um carro de valor bem mais caro continua à frente do Honda de motor 2.0 de quatro cilindros de ciclo Atkinson, gerando 203 cv de potência e 32 kgfm de torque máximo.

Continua após a publicidade

O sedã japonês é bastante econômico: o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) aponta 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, mas o carro rende mais, dependendo da forma de dirigir.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes