Jorge Moraes

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Porsche 911 ganha 1ª versão híbrida, muda o visual e é aula de tecnologia

A Porsche deu aula de tecnologia, eletrificação e concepção mecânica no novo 911, que ganhou sua primeira versão híbrida na história. O UOL Carros foi convidado para conhecer e acelerar o modelo, batizado de GTS 992.2, nas estradas que se conectam à Málaga, cidade da Andaluzia, ao sul do Mediterrâneo, em uma experiencia de rua mais pilotagem no circuito de Ascari, em Ronda.

É um clube privado de automobilismo, que já visitamos em 2017 com o Boxster GTS. Agora, voltamos para conduzir o 911 GTS T-Hybrid e o 911 Carrera coupé e cabriolet.

O sistema T-Hybrid conta com um turbocompressor elétrico de gases de escape e uma máquina integrada entre o compressor e o rotor da turbina - o efeito é imediato para a aceleração. Esse motor atua como gerador de até 11 kW (15 cv) de potência elétrica. O turbocompressor elétrico, sem válvula de alívio, eliminou os dois anteriores.

Na caixa PDK vem a pós-graduação da mecânica com um motor síncrono de ímã permanente aliado ao sistema de oito velocidades. Mesmo em marcha lenta, ele garante ao propulsor boxer com torque adicional de até 150 Nm e aumento de potência de até 40 kW ou 54 cv.

A Porsche acopla ambos os motores elétricos a uma bateria de alta tensão leve e compacta. Ela está posicionada na parte dianteira do carro, como mostro no vídeo e tem o tamanho e peso correspondentes a uma bateria de partida convencional de 12 volts, mas armazena até 1,9 kWh de energia (bruta) e opera a uma voltagem de 400 V.

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Imagem: Divulgação

Motor 3.6

Digo sempre que os elétricos nunca funcionarão sozinhos e o boxer sem assistência da energia da bateria entrega 357 kW (485 cv) e 570 Nm de torque. No total geral, a potência é de 398 kW (541 cv) e 610 Nm. O novo 911 Carrera GTS faz 0 a 100 km/h em 3 segundos.

O chassi ganhou destaque, e a suspensão com eixo traseiro esterçante de série permite um mergulho nas curvas. Mais estabilidade com o conjunto esportivo (10 mm mais baixo) que garante um amortecimento preciso nos trechos de pouco nivelamento de asfalto. Deveria ser duro, mas não é. A marca ainda integrou o sistema de estabilização antirrolagem Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), que era opcional.

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A rodagem ficou desse jeito: aro 21 com 11,5 polegadas e pneus 315/30 ZR 21 na traseira como padrão. Na frente, há pneus 245/35 ZR 20 em rodas de 20 polegadas com 8,5 polegadas de tala.

Exterior estranho?

Você vai precisar se acostumar com a frente do novo GTS, mas somente a parte de baixo do para-choque. As mudanças incluem a integração das funções de iluminação nos faróis de LED matrix com 32 mil pontos de luz, de série no 911 sem chance para as luzes de milha e com foco nas entradas de ar de resfriamento na frente do carro.

A parte frontal possui cinco abas ativas de ar de resfriamento, dispostas verticalmente e visíveis do lado de fora, e outra peça oculta para fechar o desvio em cada lado. Em situações de pista - as abas direcionam grandes quantidades de ar para os radiadores do carro. Os sensores para os sistemas de assistência agora estão localizados atrás de uma superfície de alto brilho abaixo da placa de licença.

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Imagem: Divulgação

Outro detalhe que não irá passar desapercebido é a placa de licença posicionada mais alta e o escapamento dois irmãos diferente do 'Carrerinha'.

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No volante leve e preciso, a cara da esportividade e a cobertura de alcantâra. Os modos de condução estão ali e sempre que for dirigir se divirta no Sport chrono. O botão de partida está à esquerda e ocupa o lugar da chave contato antes fixa. No compartimento do console central do novo 911, há um compartimento refrigerado para smartphones, com carregamento de indução.

Pela primeira vez, o 911 possui um painel de instrumentos totalmente digital, herança do Cayenne. O display curvo de 12,6 polegadas oferece até sete visualizações e inclui um modo clássico exclusivo inspirado no design tradicional do mostrador de cinco tubos da Porsche, com um conta-giros central.

A central de alta resolução com tela de 10,9 polegadas exibe todos os status do veículo e mostra a conexão Apple CarPlay sem fio.

Carrera

Mudou, e para ser direto ao ponto recebeu mais energia na propulsão exclusivamente a gasolina. O Carrera usa motor boxer de 3,0 litros biturbo reformulado com intercooler dos modelos Turbo. Os turbocompressores equipavam anteriormente os modelos GTS. Com essas modificações, a Porsche consegue simultaneamente uma redução nas emissões e um aumento de potência para 290 kW (394 cv), junto com um torque máximo de 450 Nm.

O novo 911 Carrera Coupé vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade máxima de 294 km/h. Em comparação com seu antecessor, isso representa uma melhoria de 0,1 segundo e 1 km/h garante a Porsche no comunicado de imprensa. Visualmente o carro é praticamente o mesmo da família 992.

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Leandro Sabes, chefe de comunicação da Porsche do Brasil, afirmou que os 911 Carrera e 911 Carrera GTS serão oferecidos no país nas carrocerias Coupé e Cabriolet, com tração traseira. Os preços, especificações e data de abertura das pré-vendas teremos que aguardar um pouco mais, mas as primeiras entregas são esperadas para 2025.

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