Marca chinesa da Stellantis define carros e já prepara 'invasão' no Brasil
A reunião de apresentação da Leapmotor aconteceu em segredo, com celulares recolhidos e o staff da Stellantis a bordo. No começo da semana passada, a dona da Fiat e Jeep apresentou a cerca de 100 concessionários a nova empresa que vai estrear no primeiro semestre de 2025.
Os revendedores terão 30 dias para anunciar a intenção de representar, esperar o resultado da concorrência e aprontar tudo até o começo de 2025, quando passará a vender três modelos iniciais como concorrência direta à BYD.
A formação da Leapmotor International B.V., uma joint venture 51/49 liderada pela Stellantis, vem forte segundo apurou a coluna. Dois carros baratos estão previstos para serem lançados de partida no próximo ano: o T03 e C10.
O primeiro deles é um compacto urbano de cinco portas do segmento A com espaço interno de segmento B. Com design minimalista, a Stellantis diz que ele tem uma experiência de direção prazerosa, com alcance WLTP de 265 km.
O modelo foi classificado em primeiro lugar no Estudo de Qualidade Inicial da JD Power para o segmento de pequenos veículos elétricos a bateria (BEV). Com relação ao tamanho, o T03 tem 3,62 m de comprimento, 1,57 m de altura, 1,65 m de largura e 2,40 m de entre-eixos - dimensões próximas às de um Renault Kwid.
No site da Leapmotor, o T03 aparece como um modelo que vem equipado com sistemas de assistência à condução, como ACC, assistente de manutenção em faixa e mais. O compacto conta com três modos de condução e o motor tem 70 kW de potência (cerca de 94 cv).
Já o Leapmotor C10 é o primeiro produto global da marca, construído de acordo com padrões de design e segurança. Baseado na arquitetura de tecnologia desenvolvida pela própria marca, apresenta central eletrônica integrada e arquitetura elétrica, tecnologia cell-to-chassis (CTC) e cockpit inteligente.
É um veículo do segmento D equipado e centrado na família, com autonomia de 420 km (ciclo WLTP) e classificação de 5 estrelas em teste realizado pelo E-NCAP.
Nas dimensões, tem 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. As dimensões são próximas às de um Volkswagen Tiguan.
O crossover C11 é o modelo mais elegante desse trio de lançamento. O carro ainda deverá ser confirmado, mas foi visualmente apresentado aos presentes.
Gestão América do Sul
A Stellantis já anunciou, inclusive, o responsável pela Leapmotor na América do Sul. Fernando Varela, vice-presidente da Região Andina & América Central, assume cumulativamente a responsabilidade pela marca. A fabricante está com data marcada para chegar ao Brasil e Chile em 2025.
Varela ingressou no Groupe PSA em 2004, e ocupou diversas funções na área financeira da empresa. Em 2013, mudou-se para o Brasil para assumir o cargo de Gerente Sênior de Finanças da Citroën, posição que ocupou até 2015.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberQuer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Colaborou Rodrigo Barros
Deixe seu comentário