Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Chevrolet Blazer retorna elétrica ao Brasil; veja detalhes e impressões

Pé no acelerador que ele vai fundo. O novo Chevrolet Blazer EV, além de ser charmoso, é valente. A prova disso foi dirigi-lo no autódromo da fazenda Capuava, na região de Campinas, e curtir cada curva com o utilitário esportivo da tomada.

O SUV elétrico foi oficialmente lançado no Brasil, no acabamento RS com tração traseira. O preço ainda não foi divulgado, pois a GM só revelará o valor perto fim do mês porque o carro desembarcará na rede autorizada apenas em setembro.

São 347 cv de potência que agradam em cheio, tirando do lugar esse SUV BEV de 2,5 toneladas. O Blazer faz zero a 100 km/h em 5,8 segundos. A bateria é de 102 kWh, o que rende uma autonomia de 481 km no ciclo Inmetro, mas vi que pode bem mais - vai para a casa dos 500 Km.

A recarga poderá ser feita em até 22 kW (AC) e 190 kW (DC). Isso significa que, na mais rápida, em 40 minutos é possível repor 80% da energia para o carro. Dependendo da sua estratégia de condução, o condutor e os caronas a bordo terão a chance de ir longe, sair do circuito urbano ou das micro viagens. O Blazer marca a estreia da plataforma Ultium, que já tratamos do tema aqui no UOL Carros.

Imagem
Imagem: Fábio Gonzales/Divulgação

Visualmente: pode aplaudir

Por fora, o modelo elétrico é bonito e tem linhas robustas, com assinatura frontal em LED contínuo que contorna a gravata iluminada. A tampa, que esconde os bocais de carregamento, é ativada por um toque para abrir e fechar.

Nas dimensões, o Blazer tem 4,88 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,65 m de altura e quase 2,5 toneladas de peso. Tem, no entanto, força mecânica de sobra para sustentar tamanho volume.

O teto é panorâmico e, por dentro, o grande destaque fica por conta das telas. Multimídia de 17,7 polegadas com pareamento para smartphone, uso nativo do Google e o cluster digital de 11 polegadas. O porta-malas permite 436 litros.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Fábio Gonzales/ Divulgação

Entre os equipamentos ainda há o volante com aquecimento, bancos refrigerados, retrovisor central com câmera, head-up display e opção de alerta vibratório no assento do motorista. Há também som premium com assinatura Bose com oito falantes.

O carro ainda conta com três modos de condução: Normal, Esportivo e Neve, que mudam o comportamento do modelo. Mas na pista, abusei da esportividade com a direção elétrica mais endurecida e o veículo mais arisco. Deu tempo de andar bem nas quatro voltas e sair do carro com aquele cheiro de pneu e pastilhas de freio.

A pré-venda do Blazer está marcada para começar nos próximos dias. E, pela primeira vez, vi a General Motors assumindo uma posição de vendas de serviço de blindagem. O SUV elétrico da fará parte do sistema de proteção nível máximo (III-A). Fabio Rua, vice-presidente da marca, reforçou que o serviço mantém a garantia original do veículo se for adquirida por meio da concessionária.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes