Fábrica da Troller no Ceará vira multimarcas para produzir carros elétricos
O estado do Ceará planeja se tornar um novo polo de produção automotiva no Brasil, com a instalação de uma fábrica multimarcas focada na produção de seis modelos movidos a nova energia, como veículos elétricos e híbridos. A planta promete fabricar carros de diversas empresas.
A iniciativa, que representa um investimento inicial de R$ 400 milhões, foi anunciada pelo vice-presidente da Comexport, Rodrigo Teixeira, durante uma coletiva de imprensa no Ceará. Embora os detalhes sobre as montadoras envolvidas e os modelos a serem fabricados ainda não tenham sido revelados, a produção está programada para começar no próximo ano.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou que a fabricação será de veículos elétricos e híbridos, com tecnologias de ponta. "O Ceará se conecta com que há de mais moderno no mundo, inovando, inclusive, para o Brasil", destacou.
O Polo Automobilístico do Ceará já tem um local e será construído em Horizonte, onde era o terreno da fábrica da Troller.
Carros eletrificados em alta
Com 15.312 emplacamentos, as vendas de veículos eletrificados leves em julho no Brasil foram as melhores de 2024 até agora, levando o acumulado do ano a superar, em apenas sete meses, o total de vendas de 2023.
De janeiro a julho, o mercado nacional emplacou 94.616 veículos leves eletrificados, ultrapassando os 93.927 de janeiro a dezembro de 2023 - que já tinha sido o melhor ano da história da eletromobilidade no Brasil.
Benefício fiscal
As regiões Nordeste e Centro-Oeste saíram vitoriosas na disputa pela manutenção dos benefícios fiscais para as indústrias automobilísticas no contexto da reforma tributária.
Durante votação no Plenário da Câmara, os deputados decidiram prorrogar esses incentivos, rejeitando o destaque que propunha a exclusão dos veículos a combustão dos benefícios para as montadoras.
*Colaborou Rodrigo Barros
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.