Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Lexus traz seu primeiro híbrido plug-in ao Brasil; veja impressões

A Lexus promoveu no Brasil a estreia do seu primeiro modelo plug-in por aqui, o novo RX 450h. O SUV chega para ocupar o topo da família RX ao lado do 500 HEV (que dispensa a tomada) e agrada pelo nível de acabamento e construção, irretocáveis. O importado eletrificado, que reúne luxo e tecnologia, rodará com a mesma motorização do RAV4.

O RX 450h plug-in tem um conjunto mecânico composto por um propulsor a combustão de 2.5 litros de quatro cilindros associado a dois motores elétricos - um para o eixo dianteiro e outro para o traseiro. Com bateria de íons de lítio de 18,1 kWh, oferece autonomia de até 56 km no modo totalmente elétrico.

No interior, silêncio a bordo, acabamento extremamente refinado e dirigibilidade que permite a associação de um sofá ergonômico atrás do volante minimalista com conforto em primeiro plano. Traz como itens de série pacote ADAS como frenagem de emergência e leitura das faixas, além de head up display que projeta o indicador de velocidade e navegador.

Dados da ficha técnica apontam para 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada no modo híbrido, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Já no elétrico, baseado na metodologia do instituto para equiparar consumo de energia ao uso de combustível, faz 36,1 "km/l e" na cidade e 30,2 "km/l e" na estrada.

Imagem
Imagem: Jorge Moraes/UOL

São questões técnicas que vi na prática durante as primeiras impressões ao volante na pista de testes do complexo de Sorocaba (SP). Sem exigir muito e apelando para o modo de condução mais esportivo, o carro se amostra com potência combinada de 308 cv e 23,6 kgfm de torque.

Só pisar mais para entender isso e associar a suspensão e rodagem aro 21 à leves passadas com pantufas dentro de casa, tudo muito suave. Vale lembrar que o modelo faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos.

O híbrido plug-in oferece de série o carregador portátil e uma caixa wallbox da WEG capaz de recarregar a bateria completamente em apenas 2h45min. A autonomia elétrica é de 56 km no modo 100% elétrico.

O modelo será comercializado por R$ 609,9 mil em sua versão topo de linha. Seria ele mais carro que o Porsche Macan, por exemplo? Sim, mesmo concorrendo somente em termos de valores.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Jorge Moraes/UOL

O importado plug-in tem sete airbags, além de tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores por meio do sistema Lexus Safety System 3.0. Na cabine, a central multimídia tem tela de 14" que pode ser controlada pela voz por meio da frase 'Olá, Lexus', oferecendo conectividade sem fio para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, bem como sistema de som com assinatura da Mark Levinson com 21 alto-falantes e excelente qualidade.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.