Volkswagen Golf GTI é flagrado e aumenta rumores sobre retorno ao Brasil
Os carros esportivos são raridade no Brasil. Poucos modelos chegam ao país de forma direta, e grande parcela desembarca em terras nacionais por meio das importações.
Porém, ainda existem algumas opções 'acessíveis', como o Honda Civic Type R e Toyota Corolla GR. Com esses dois modelos sendo vendidos no Brasil, os fãs da Volkswagen passaram a cogitar a possibilidade de um lançamento do Golf GTI. E agora parece que ele está perto de acontecer.
Um flagra da página @exoticsbrazil no Aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas (SP), mostra uma unidade do Golf GTI com uma placa de identificação do modelo (algo bem comum para os lançamentos das montadoras ou validação). O esportivo seria um concorrente dos japoneses já vendidos por aqui.
No início do ano, o presidente da Volkswagen, Ciro Possobom, havia conversado com a coluna sobre a possibilidade de o GTI vir de forma oficial. Digo chances, mas nada de concreto. Com o flagra, fica mais evidente que pode estar mais perto do que longe, e o retorno se transformar em uma realidade. As unidades que circulam no Brasil chegaram ao país por meio de importações diretas.
Caso seja realmente vendido no mercado brasileiro, o modelo conta com motor 2.0 TSI. São 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque. O câmbio é DSG automatizado com sete velocidades. A aceleração do zero aos 100 km/h é feita em 5,9 segundos.
Por dentro da cabine, o esportivo da Volkswagen tem multimídia que ficou mais moderna e rápida. Agora, ela conta com comando de voz inteligente e integração com inteligência artificial via ChatGPT.
O Golf GTI pode aparecer no Festival Rock in Rio, evento patrocinado pela montadora. Apesar disso, ainda é incerta a comercialização do modelo por aqui.
Falando sobre os concorrentes Corolla GR e o Type R, eles contam com 304 cv e 297 cv, respectivamente. Os preços estão na casa dos R$ 400 mil - valor que dificilmente o Golf GTI ficará abaixo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Colaborou Rodrigo Barros
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.