Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Caoa Chery esquenta segmento dos SUVs e repete fórmula ousada com Tiggo 8

A Caoa Chery causou uma pequena revolução no segmento dos SUVs no começo deste ano quando lançou o novo Tiggo 7 Sport por R$ 134.990. O utilitário de porte médio e acabamento acima da média com preço de utilitário compacto de entrada gerou uma correria às lojas da marca - o modelo segue em alta, vendendo mais de 3.000 unidades no mês passado.

E não é que a Caoa volta a fazer barulho no segmento que mais vende no país. Agora com o Tiggo 8, SUV de sete lugares que foi renovado e agora custa a partir de R$ 188.888,88. Tirando a estratégia de marketing com tantos "8" no preço de lançamento, o que a marca está oferecendo é um SUV de porte grande e completo pelo preço de compacto.

Se você pegar as versões topo de linha de modelos pequenos, como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, com os pacotes opcionais inclusos, os valores serão superiores ao preço do novo Tiggo 8.

Para se ter uma ideia do tamanho da ousadia da Caoa, vamos comparar o novo Tiggo 8 com o seu principal rival, o Commander, que também tem sete lugares uma proposta mais premium. O Jeep parte de R$ 244.990 (fora do preço PJ) no Limited 270 com três fileiras de assentos. São quase R$ 60 mil de diferença entre ele o Tiggo 8.

Imagem
Imagem: Divulgação

Nesse preço, o Commander é puxado pelo motor 1.3 turbo de 185 cv. O modelo da Caoa tem mecânica semelhante com o 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgfm de torque com transmissão DCT de 7 velocidades. Ambos têm cinco anos de garantia total de fábrica e são 4x2.

As semelhanças acabam por aí. Quando olhamos a lista de equipamentos de série, o Tiggo 8 se sobressai da concorrência, pois vem sem opcionais e já tem, por exemplo, teto solar, som premium assinado pela Sony e o Max Drive, um ADAS com todas os sistemas semiautônomos de segurança ativa.

Mesmo que o segmento de SUVs de sete lugares não tenha o mesmo volume dos compactos e médios, o novo Tiggo 8 deverá gerar uma nova corrente de clientes em busca pela novidade com esse preço de lançamento. Afinal, por que você compraria um SUV compacto por mais de R$ 180 mil se você pode levar um utilitário de nível superior?

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Essa pergunta vai gerar repostas bem distintas pelos consumidores. Muitos vão falar de revenda, confiabilidade e manutenção, mas é preciso ressaltar que a Caoa Chery já se consolidou em nosso mercado e não é uma marca aventureira por aqui.

Atualmente, o Commander vende pelo menos três vezes mais do que Tiggo 8, com uma média de 1.500 unidades por mês, enquanto o Caoa emplaca cerca de 500 unidades. Vamos ver como será esse duelo nos próximos meses, com o preço surpreendente do novo Tiggo 8, se a estratégia ousada no valor vai surtir o efeito esperado no mercado.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes