Pulse e Fastback serão os primeiros híbridos da Stellantis feitos no Brasil
A Fiat será a marca que a Stellantis usará para dar seu pontapé inicial na eletrificação no Brasil. Pulse e Fastback serão os primeiros híbridos flex e, segundo apuração exclusiva da coluna, poderão ser lançados em novembro.
Por ora, as baterias para o conjunto híbridos dos carros serão importadas. O equipamento vai 'substituir' motor de partida e alternador. O sistema armazena energia e fornece um torque adicional (como acontece com o Kia Stonic, por exemplo).
Neste sistema, a partida acontece por meio do propulsor elétrico. Desta forma, segundo disse a Stellantis, isso reduz em 90% as emissões de poluentes.
A nova arquitetura, chamada de Bio-Hybrid, tem quatro plataformas, que vão desde o Mild Hybrid Eletric Vehicle (MHEV) ao 100% elétrico. O anúncio da tecnologia foi feito pela Stellantis na fábrica de Betim (MG), em agosto do ano passado.
Haverá também outras três tecnologias. A Bio-Hybrid e-DCT conta com um segundo motor elétrico, acoplado ao câmbio. A Bio-Hybrid plug-in tem uma arquitetura que conta com uma bateria de íons de lítio de 380 volts e proporciona a combinação do motor elétrico com o térmico. A condução pode ser 100% elétrica, apenas térmica ou combinada.
Por fim, a arquitetura BEV (100% elétrica) utiliza uma bateria de alta tensão e será usada para produção de um modelo 100% elétrico nacional.
O primeiro será híbrido leve 48 volts - ou microhíbrido, como vem implantando o termo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), mas a Stellantis discorda da literatura.
Emplacamentos
Pulse e Fastback contam com bons números de emplacamentos. O SUV menor da Fiat já acumula 25.316 unidades entre janeiro e agosto deste ano. Já o SUV cupê da marca italiana conta com 31.792 registros.
Com o aumento da gama e a nova versão híbrida, a Fiat deve aumentar ainda mais os emplacamentos de ambos os modelos. O Pulse conta com seis versões na linha 2025 com preços a partir de R$ 105.990. Já o Fastback tem cinco variantes e os valores de tabela começam em R$ 119.990.
*Colaborou Rodrigo Barros
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.