Basalt começa a ser produzido em fábrica que fará o Jeep Avenger no RJ
O complexo industrial da Stellantis em Porto Real (RJ) começa a produção do novo Citroën Basalt e se prepara para a fabricação de um novo carro, que será híbrido e feito na plataforma CMP. Tudo indica que será o Jeep Avenger, como já apontou o colunista Marlos Ney Vidal aqui no UOL Carros.
O polo encerra o ciclo de investimento dos R$ 10 bilhões e abre uma nova fase que começa com o aporte de mais R$ 3 bilhões, entre 2025 e 2030. O parque de fornecedores, atualmente em 10 sistemistas, crescerá com o novo capital. A proposta é aproximar mais 10 'clientes' para regionalizar ainda mais os componentes na planta.
O novo aporte faz parte do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões anunciado pela Stellantis para América do Sul, que visa o lançamento de 40 novos produtos, oito motores e o desenvolvimento de novas tecnologias, entre elas a batizada de Bio-Hybrid - que primeiro será inaugurada pela Fiat em Betim (MG), com a dupla Fastback e Pulse.
A fábrica do Rio, que tinha a grife da antiga PSA (Peugeot/Citroën), ganhará uma nova marca. A tração do polo de Porto Real promove uma disparada da empresa na multiplicação fabril de toda América do Sul, onde seis plantas fazem parte da Stellantis e juntas fazem 1,3 milhão de veículos ao ano.
Porto Real, inaugurada em 2001, é a primeira fábrica de automóveis do Rio de Janeiro e já produziu 1,8 milhão de carros (370 mil para exportação) desde então. A unidade conta com mais de cinco mil funcionários na produção dos quatro veículos e seus motores.
Por lá são fabricados o modelos da Citroën como C4 Cactus, em fim de ciclo no Brasil mas vivo para exportação, C3, Aircross e o novo Basalt, que está chegando. Quanto ao modelo inédito, a Stellantis não toca no assunto. Mas o carro que será produzido na plataforma CMP será bio-hybrid e certamente o Jeep Avenger.
Basalt
A Stellantis iniciou ontem a produção do SUV coupé da Citroën. O carro promete ser o mais acessível da categoria (na categoria do estilo da carroceria) e chega para completar a família C-CUBED, ao lado do C3 e do Novo Aircross. O Basalt foi desenvolvido pela engenharia e design do grupo na América do Sul e tanto utilizará a motorização aspirada quanto a turbo.
Na carroceria biton, assim como acontece nos outros modelos, teto é pintado no modo manual em cabines que exigem mais da mão de obra do produtivo - está aí a explicação pela cobrança da personalização que deixa o carro na moda e mais estiloso.
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