Ford repassa fábrica da Troller ao Governo do Ceará; produção será retomada
A Ford assinou nesta segunda-feira (23) acordo com o Governo do Ceará para a transferência ao Estado da fábrica da empresa localiza no município de Horizonte (CE), onde era produzido o utilitário 4x4 Troller T4.
A unidade, que estava fechada desde 2021, quando a Ford encerrou a fabricação de veículos no Brasil, vai se tornar um novo polo multimarcas de produção automotiva, voltado à montagem de modelos elétricos e híbridos.
Conforme esta coluna publicou em agosto passado, as antigas instalações da Troller serão utilizadas pela empresa de comércio exterior Comexport para a produção de pelo menos seis novos veículos eletrificados de diferentes montadoras.
A iniciativa envolve investimento inicial de R$ 400 milhões e foi anunciada pelo vice-presidente da Comexport, Rodrigo Teixeira, durante coletiva de imprensa. Detalhes como quais serão as montadoras envolvidas e os modelos a serem fabricados ainda não foram sido revelados e a produção em Horizonte está programada para começar no próximo ano.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou que a fabricação será de veículos elétricos e híbridos, com tecnologias de ponta. "O Ceará se conecta com que há de mais moderno no mundo, inovando, inclusive, para o Brasil", destacou.
Confira a íntegra da nota da Ford:
A Ford informa que nesta segunda-feira, 23 de setembro, assinou junto com o Governo do Ceará um acordo de transação para a transferência ao Estado da fábrica da empresa no município de Horizonte. Com isso, a Ford e o Governo do Ceará dão um passo definitivo para utilizar a planta de Horizonte na geração de crescimento econômico e social para a comunidade cearense.
Fechamento da Troller
A fábrica da Troller no Ceará era a última pertencente à Ford que ainda tinha o futuro indefinido.
Desde o anúncio do fim de todas as atividades fabris no território brasileiro, em janeiro de 2021, a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, foi repassada à BYD em outubro do ano passado - espera-se que a empresa chinesa inicie a fabricação de automóveis em larga escala no local a partir de 2025;
Por sua vez, as instalações da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que foram desativadas no fim de 2019, foram negociadas com a Construtora São José e a FRAM Capital em outubro de 2020.
Já a fábrica da empresa do emblema oval azul em Taubaté, no interior de São Paulo, também foi transferida para a Construtora São José em abril do ano passado.
Atualmente, a Ford mantém no Brasil o campo de provas em Tatuí (SP) e o centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos em Camaçari.
Ainda em 2021, a Ford chegou a negociar com pelo menos três empresas as instalações de Horizonte, como também a marca Troller e os direitos de produção do T4, mas as tratativas não avançaram.
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