Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Toyota prepara novidades para Hilux e SW4 2025; veja o que muda

A Toyota anunciará que os modelos Hilux e SW4 2025, previstos para serem lançados entre o fim deste mês e início de novembro, virão com as atualizações que atendem às exigências da fase Proconve P8, equivalente à Euro 6. Preços deverão ser mantidos.

O novo Yaris Cross, terceiro híbrido da marca, previsto para o fim do ano, será lançado somente no próximo semestre. A Toyota não fala do tema, muito menos menciona o nome do SUV compacto que vai surpreender, segundo fontes do fabricante.

Quanto aos utilitários a diesel, a norma obriga veículos com motores a óleo a adotarem sistemas de redução de poluentes mais avançados, como o uso do ARLA 32 e de filtros de partículas. Vai ficar chato isso, mas é necessário.

Os novos modelos, antes da troca da geração em 2026, serão equipados com a mesma mecânica com motor 2.8L 16V Turbo movido a diesel, com potência de 204 cv e torque de 50,9 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 6 velocidades sequencial.

A engenharia já afinou o processo mecânico e certamente em matéria de força os veículos ficarão praticamente na mesma. A tração 4x4 possui acionamento eletrônico e bloqueio do diferencial traseiro.

Para reduzir as emissões de poluentes, o ARLA 32, um agente redutor líquido automotivo, será utilizado no sistema de exaustão. O fluido, essencial para a quebra de óxidos de nitrogênio (NOx), transforma até 98% dessas emissões em vapor d'água e nitrogênio, componentes inofensivos para o meio ambiente.

Essas mudanças fazem parte das atualizações obrigatórias para veículos a diesel no Brasil, seguindo as normas do Proconve P8 já na entrada de 2025.

A Toyota Hilux é a mais vendida da categoria, com mais de 31 mil emplacamentos entre janeiro e agosto deste ano. Já o SW4 acumula pouco mais de 10,5 mil registros ao redor do país, segundo números da Fenabrave.

Internamente, os veículos serão os mesmos em matéria de conectividade, multimídia e, no caso do SUV, sete assentos. A Toyota, não deixando de lado a SRX Plus, recentemente deu uma calibrada visual com faróis de LED na versão SRV da picape, trazendo de volta ao jogo dos utilitários de caçamba.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes