VW Golf tem retorno confirmado e chega ao Brasil em 2025; veja detalhes
Como já havíamos cravado aqui em UOL Carros, o Volkswagen Golf voltará a ser vendido no Brasil em 2025, desta vez em sua versão GTi. O anúncio foi feito pelo presidente da marca no Brasil, Ciro Possobom.
A Volks já havia dado indícios do retorno de seu icônico hatch ao exibi-lo a jornalistas em seu estúdio na fábrica em São Bernardo do Campo (SP) e, posteriormente, no stand da marca no Rock in Rio. Durante o festival, inclusive, Possobom disse em particular a este colunista: "paciência, estamos acertando e vai dar certo".
Em sua versão esportiva GTi, o Golf entra em um segmento de 'nicho' para brigar com outros dois modelos icônicos trazido por rivais. Nos anos anteriores, Toyota Corolla GR e Honda Civic Type R passaram a ser vendidos por aqui, com preços na casa dos R$ 400 mil - a expectativa é de que o VW custe um pouco menos.
Poucos carros no mundo fazem tanto sucesso como o Volkswagen Golf, que virá ao Brasil em sua geração 'MK8 e meio'. Lendário, completa 50 anos de produção com mais de 37 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo.
O carro utiliza o motor 2.0 TSI com 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque. O câmbio é DSG automatizado com sete velocidades. A aceleração do zero aos 100 km/h é feita em 5,9 segundos.
Por dentro da cabine, o esportivo da Volkswagen tem uma nova central multimídia que ficou bem moderna e converge com os elementos de bordo, trazendo comando de voz inteligente e integração com inteligência artificial via ChatGPT.
História de sucesso
O Golf nasceu enquanto a Volkswagen enfrentava o desafio de criar um carro que pudesse substituir o Fusca e, ao mesmo tempo, atender às novas demandas do mercado europeu por veículos mais modernos e eficientes.
Sob a direção do designer Giorgetto Giugiaro, o Golf surgiu com uma proposta revolucionária: linhas angulares, tração dianteira e motor transversal. Essa configuração definiu um novo padrão para os hatches e marcou o início de uma nova era na indústria automotiva.
Cada nova geração do Golf trouxe avanços significativos, tanto em termos de design quanto de tecnologia. "É o carro favorito dos alemães, moldou uma geração inteira, criou uma nova classe de veículos e se estabeleceu como um best-seller internacional em mais de 70 países, com mais de 37 milhões de unidades vendidas. Nós amamos o Golf", disse o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, em evento de celebração dos 50 anos do Golf.
Gerações do Golf
A primeira geração (1974-1983) destacou-se por sua simplicidade e funcionalidade, estabelecendo a base para o sucesso contínuo do modelo.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberA segunda geração (1983-1992) introduziu melhorias na segurança e no conforto, como a adição de sistemas de freio ABS e direção hidráulica.
A terceira (1991-1997) foi um divisor de águas, sendo a primeira a oferecer airbags frontais e motores mais potentes, incluindo o famoso VR6.
Já a quarta (1997-2003) consolidou o Golf como um veículo premium, com materiais de alta qualidade e tecnologia avançada para a época, como faróis de xenônio e controle eletrônico de estabilidade.
Na quinta (2003-2008), o Golf evoluiu ainda mais em termos de desempenho e dirigibilidade, com a introdução do motor TSI e a suspensão traseira independente.
A sexta (2008-2012) refinou esses avanços, oferecendo uma experiência de condução mais confortável e segura.
A sétima (2012-2020) representou um salto tecnológico significativo, com a introdução de sistemas de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.
Finalmente, a oitava geração, lançada em 2020, é a mais avançada até hoje, com um foco na conectividade, eletrificação e sustentabilidade, sem perder as características que tornaram o Golf um sucesso mundial.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário