Caminhão a etanol deverá ser o próximo passo da indústria nacional
A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao design, produção e venda de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental, reafirmou investimentos de R$ 127 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão. A Cummins também exibe na Fenatran, de portas abertas para o segmento de caminhões e logística, o conceito do motor B6.7 - que usa etanol como matriz energética.
O presidente da FPT Industrial para a América Latina, Carlos Tavares, revelou há pouco a possibilidade de implementação do etanol para o ciclo urbano. Primeiramente será para o setor sucroalcooleiro. Essa é a proposta do desenvolvimento.
"Temos a tecnologia, todo o conhecimento, mas o mercado precisa do volume para fazer o investimento. O segmento urbano com F1C ou família NEF poderá fazer parte desse investimento", disse.
Na Fenatran 2024, a FPT reafirma posição no segmento 'on-road', com oferta de motores a combustão interna, sua liderança em gás natural e a inovação da linha ePowertrain, com soluções eficientes e de alto desempenho para OEMs. Ponto alto da principal feira da América Latina no setor de transporte rodoviário de cargas, que acontece de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Aqui, a Ford fez a apresentação da nova Transit e a Ranger cabine simples para trabalho. A Mercedes-Benz trata de customização de caminhão para as mulheres e mostra seus dois elétricos, leve e pesado.
A Volks Caminhões, exibe além do novo conceito híbrido, a segunda geração do e-delivery, caminhão compacto que aumentou a autonomia para 270 km e recebeu a inclusão de novas tecnologias.
Cummins
A Cummins Brasil exibe na Fenatran o conceito B6.7 etanol, primeiro motor turboalimentado com ignição por centelha e baixas emissões de Nox. Equipado com um cabeçote de duplo comando de válvulas, o motor entrega 325 hp (330 cv) a 2800 rpm e torque de 895 Nm a 1800 rpm, destacando-se pela eficiência no consumo e manutenção simplificada.
O conceito B6.7 etanol representa um passo importante para a empresa no Brasil, ao explorar o uso desta fonte renovável como uma alternativa estratégica para a matriz energética nacional. Em nossa região, o B6.7 etanol pode ser uma alternativa viável para diversas aplicações, como ônibus, caminhões leves de entrega, pick-ups, vans e trailers.
Esta solução representa um termômetro para a Cummins Brasil medir a receptividade deste biocombustível como alternativa energética para o setor.
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