Mercado de automóveis no Brasil cresce 10% no 3º trimestre; veja detalhes
O mercado automotivo brasileiro experimentou um crescimento sólido de 10% nas vendas de veículos no terceiro trimestre de 2024, comparado com o mesmo período de 2023. Esse aumento reflete o desempenho tanto dos carros novos quanto dos usados, com um crescimento de 14% nas vendas de novos e 9% nos veículos usados.
Esses dados constam da mais recente edição da Análise Setorial, um relatório elaborado pelo Data OLX Autos. O estudo apresenta uma visão detalhada sobre as vendas, a produção de veículos e as expectativas para o setor nos próximos meses.
Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, disse que embora o crescimento tenha sido expressivo até o momento, a expectativa para os próximos meses é de uma desaceleração nas vendas.
Isso se deve, principalmente, ao período de feriados, festas e férias, quando muitos consumidores tendem a adiar a compra de um novo veículo, priorizando outros gastos típicos dessa época do ano. "O ano de 2024 segue otimista, mas devemos observar uma desaceleração temporária, com muitos consumidores adiando a compra até o início do ano", afirmou o executivo.
As projeções para o setor automotivo em 2024 são positivas, embora um pouco mais moderadas devido ao cenário econômico. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revisou suas previsões e agora estima um crescimento entre 5,7% e 10,9% nas vendas de veículos novos.
Para o segmento de seminovos e usados, a Fenauto mantém sua previsão de aproximadamente 15,5 milhões de unidades vendidas até o final do ano. Esse desempenho é sustentado pela produção crescente, que atingiu 231 mil veículos leves por mês no terceiro trimestre, com um acumulado de cerca de 700 mil unidades no período.
O cenário econômico também tem contribuído para o crescimento, com o PIB brasileiro sendo revisado para 3% em 2024, o que reforça uma tendência de recuperação, apesar de desafios como o aumento da taxa Selic e a inflação em alta. Em setembro, o IPCA registrou uma alta de 4,42%. Embora a inflação de veículos novos tenha desacelerado para 1,56%, o mercado de usados experimentou um cenário de deflação, com uma queda de -2,48%.
No entanto, a expectativa de novos aumentos na taxa de juros pode afetar negativamente o consumo e a concessão de crédito, o que geraria um cenário de retração nas vendas no fim de 2024. Até o momento, houve um aumento na concessão de crédito pessoal, mas também uma elevação na inadimplência para pessoas físicas, que chegou a 4,6% em setembro.
Vendas de SUVs
O levantamento também revelou detalhes sobre o comportamento de compra dos consumidores nas cinco regiões do país. No Centro-Oeste, os SUVs seminovos de 0 a 3 anos de idade dominaram as buscas, com uma participação de 26,5%. Já na faixa de 4 a 8 anos, os sedãs foram os mais procurados, com 27,7% de mercado. Para modelos com mais de 13 anos, os hatches lideraram as buscas com 40,7%.
Na região, o Volkswagen Gol 2010 foi o modelo mais procurado, representando 9% das buscas, e a marca alemã foi a que registrou maior participação, com 29,8% de mercado. A cor branca também se destacou como a favorita, com 31,3% das preferências.
Já no Nordeste, os SUVs seminovos de 0 a 3 anos foram os mais procurados, com 30,2% de participação. Nas faixas de 4 a 8 anos e 9 a 12 anos, os hatches também lideraram, com 29,2% e 41,3% de participação, respectivamente. Nos carros com mais de 13 anos, os hatches novamente se destacaram, com 42,7% das buscas.
O Chevrolet Onix 2020 liderou as buscas, representando 9,1% das pesquisas no Nordeste, e a Chevrolet foi a marca mais procurada, com 26,2% de mercado. A cor branca também foi a preferida dos consumidores nordestinos, com 31,7% das preferências.
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