Como os carros elétricos podem impulsionar a transição energética na COP29
A Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 29, no Azerbaijão, é uma oportunidade para a discussão sobre como os veículos elétricos podem contribuir para a transição energética. O evento vai até o próximo dia 22.
Eles são mais eficientes do que os veículos movidos por combustíveis fósseis, como os carros a gasolina e diesel. Os movidos a bateria não emitem CO2 durante a operação. Na prática, isso pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor de transporte, que é um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global.
As emissões do setor de transportes são as principais causas para as mudanças climáticas. Segundo relatório do The Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), cerca de 14% das emissões anuais (incluindo gases não-CO2) e de um quarto das emissões de CO2 são provenientes da queima de combustíveis fósseis. Em todos os setores da indústria nacional há movimentos no caminho da eletrificação.
Se a eletricidade usada para carregar os veículos elétricos vier de fontes renováveis (solar, eólica, hidrelétrica, etc.), as emissões do setor de transporte podem ser praticamente eliminadas. No Brasil, por exemplo, a maior parcela da energia que consumimos é de matriz limpa.
Um levantamento da Global EV Outlook 2024 diz que o crescimento global de vendas de carros elétricos neste ano deve ser de 25%.
No Brasil, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no acumulado de janeiro a outubro de 2024, o Brasil vendeu 138.581 eletrificados, ultrapassando em 48% o total de vendas de 2023, que foi de 93.927 veículos.
Para o gerente de ESG da GWM, Thiago Sugahara, é preciso de metas específicas para reduzir o consumo de combustíveis fósseis "Políticas públicas para ampliar os investimentos em infraestrutura para a ampliação do uso de carros elétricos podem acelerar a transição da eletromobilidade, como visto em alguns países como a China ou a Noruega", afirma.
Na COP29, ao discutir soluções para acelerar a transição energética e alcançar as metas climáticas globais, os veículos elétricos podem ser vistos como uma peça chave no quebra-cabeça da sustentabilidade.
"A falta de políticas públicas específicas para fomentar carros elétricos e principalmente ampliar a infraestrutura de recarga pode atrasar a transição dos carros a combustão para os novos modelos elétricos", complementou Sugahara.
*Colaborou Rodrigo Barros
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