Carro da Xiaomi vira alvo de críticas após acidentes por falha nos freios
O Xiaomi SU7 Max está enfrentando críticas após uma série de falhas no sistema de frenagem em circuitos de corrida. O modelo elétrico, que tem atraído olhares devido à sua potência e inovações tecnológicas, ganhou notoriedade não só por suas especificações, mas também pelo fato de ser o carro utilizado pelo presidente da Ford, Jim Farley. No entanto, após uma série de acidentes em pista e falhas nos freios, surgiram questionamentos sobre a adequação do carro para condições extremas.
Em abril, o influenciador chinês Tang Zhu Liao Che registrou um acidente no circuito de Xangai Tianma, enquanto testava o SU7 Max. O vídeo, que rapidamente viralizou, mostrava o veículo saindo de controle durante uma curva à esquerda, colidindo com a barreira.
O incidente foi acompanhado de uma observação crucial: as pastilhas de freio estavam excessivamente desgastadas, algo inesperado para um modelo de alto desempenho. O desgaste das pastilhas gerou dúvidas sobre a qualidade e a adequação dos componentes do SU7 Max para uso em pistas de corrida, onde as exigências de frenagem são muito mais intensas.
Esse acidente foi seguido por outro, registrado em junho, que envolveu um influenciador diferente. Neste caso, o SU7 Max também falhou durante uma manobra de pista, resultando em uma batida contra uma parede. Apesar do impacto grave, a falta de acionamento dos airbags e danos no banco do motorista levantaram ainda mais preocupações sobre a segurança do veículo.
Embora a Xiaomi tenha se pronunciado, destacando que o carro não foi projetado para uso em circuitos profissionais de corrida, as falhas nos freios continuam a gerar polêmica. Além disso, o fato de Jim Farley, CEO da Ford, ser proprietário de um SU7 Max adiciona um elemento de surpresa à situação.
Farley, que é conhecido por dirigir carros de alto desempenho, tem utilizado o modelo da Xiaomi no dia a dia, mas agora se vê associado a um veículo que está enfrentando críticas devido à sua performance em pistas.
Como é o modelo?
O SU7 Max, que possui uma impressionante potência de 663 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, utiliza pastilhas de freio orgânicas não amianto (NAO), comuns em veículos de uso diário.
Por enquanto, o SU7 Max, que é o primeiro veículo elétrico da Xiaomi, só está disponível na China, mas sua versão mais potente, a Ultra, foi anunciada recentemente com foco específico para o uso em pistas de corrida.
A Xiaomi continua a enfatizar que o veículo não foi feito para ser utilizado em circuitos de alta performance, e sim como um carro de luxo e alto desempenho voltado para o dia a dia.
*Colaborou Rodrigo Barros
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