Jorge Moraes

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Mitsubishi Triton é lançada e aposenta nome L200; veja preços e detalhes

A Mitsubishi conseguiu construir uma picape melhor. A Triton 2025 é robusta, com design que vai dividir opiniões, mas a consagração dela no uso do 4X4, no acerto mecânico e na dirigibilidade na estrada são inquestionáveis. O utilitário evoluiu, está mais encorpado e chega à sua sexta geração como candidata ao pódio entre as três melhores.

Produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a nova Triton chega para ser uma das principais opções do segmento de picapes médias. É o que crava o CEO da empresa, Mauro Correia, que começou a discutir o projeto no Japão para encontrar as melhores versões e acerto de cores.

A nova linha Triton, que abandona o nome L200, será oferecida em seis versões: GL MT (R$ 249.990), GL AT (R$ 259.990), GLS (R$ 265.990), HPE (R$ 284.990), HPE-S (R$ 314.990) e a topo de linha Triton Katana (R$ 329.990).

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Imagem: Divulgação

E começamos pelos pênaltis. O que falta então? É tão pouco que dá para arrumar isso antes de chegar ao mercado, já que as primeiras unidades serão entregues no fim de janeiro, começo de fevereiro. Acompanhe quais são os leves ajustes: o carregador de indução poderia ser refrigerado, falta a luz do para-sol para o passageiro, lâmpadas da cabine em LED e uma central multimídia de nove polegadas para a HPE S, igual a da Katana. E é somente isso.

A Triton, desde a HPE, já mostra valentia e altas doses de conforto. Na estrada, saindo de São Paulo até chegar ao Parque da Serra da Canastra (MG), vai entender que o padrão de conforto é de um SUV. Os bancos são os melhores da categoria. Quem vai atrás, e já andou de carona em uma picape média, se tornará fã da marca. O patamar foi elevado.

A direção elétrica, a ergonomia com fácil acesso à manopla seletora da tração e aos comandos da tela, o esquema de conexão sem fio para os smartphones, tudo é acertado demais na Triton, que tem o novo volante da Mitsubishi, com três raios.

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Imagem: Divulgação

Aula de chassi

Uma das maiores inovações do projeto você não enxerga. A Mitsubishi Triton "lança" o seu novo chassi, denominado Mega Chassis, que gera maior rigidez estrutural e resistência. Vi isso de perto comparando o modelo 2024 ao novo. A diferença é grande. Em comparação com a geração anterior, o novo chassi oferece 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional, explicou bem o gerente de planejamento da marca, Fábio Maggion.

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A aplicação mostra na prática, depois de um longo teste drive de quase 1.000 quilômetros, que existe uma entrega superior. A suspensão também cresceu em termos de estabilidade e mais uma vez surge a palavra conforto. O que era exclusividade da Ford Ranger agora não é mais.

E os parâmetros são de dentro e fora da pista. Ou seja, para o uso urbano ou para aventuras off-road, a Triton dá conta do recado. A picape também ficou maior: são 130 mm a mais na distância entre eixos, 20 mm a mais no comprimento total e 50 mm a mais na largura. Aqui você descobre mais espaço interno, especialmente na área do banco traseiro.

Mecânica

A nova geração, a sexta da Mitsubishi Triton, é equipada com o motor diesel de 2.4 litros, que entrega 205 cv de potência e 47,9 kgfm de torque. E nela tem o tanque de arla para rodar até chegar à primeira revisão. O trem de força trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis marchas.

A suspensão colocada em teste foi reprojetada e permite um acerto e tanto para estabilidade. A suspensão dianteira agora utiliza um sistema de duplos braços sobrepostos, enquanto a traseira conta com feixe de molas ajustados para diferentes tipos de uso.

O curso de suspensão também foi aumentado em 20 mm, proporcionando maior tração e aderência em terrenos de difícil acesso. O mergulho na água vai aos 700 mm e no teste do 4X4 mais radical, com direito ao bloqueio do diferencial, a Triton assina um comportamento único.

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Quanto à tração, a Triton continua a ser um destaque no segmento, com o exclusivo sistema Super Select 4WD-II (SS4-II), que oferece sete modos de direção para ajustar a performance da picape conforme o terreno. Entre as opções estão Eco, Mud, Sand, Rock e o exclusivo Gravel, que otimiza a performance em pisos escorregadios ou de cascalho.

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Imagem: Jorge Moraes/UOL

E esse design?

O visual da nova Triton também passou por uma mudança radical. Eles falam de um conceito batizado de "Modo Beast", que vai gerar polêmica, mas ela é muito melhor ao vivo comparada às fotos.

A dianteira foi completamente redesenhada com uma grade frontal maior, dividida em três partes, e faróis com DRLs em LED e a assinatura em "L". A versão Katana, por sua vez, mostra um acabamento escuro e detalhes em preto metálico, enquanto a versão HPE-S adota o clássico cromado e cinza, oferecendo um visual mais elegante.

Dentro da nova Mitsubishi Triton, o painel horizontal e os materiais de acabamento soft touch conferem uma impressão de elegância e maior conforto, especialmente para um tipo de viagem como essa, na faixa dos mil km. As versões HPE, HPE-S e Katana oferecem detalhes adicionais como costuras na bancada.

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A Katana surge como a mais esportiva e jovem da linha, com acabamentos em preto metálico e rodas de aro 18, tudo bem exclusivo. O visual é complementado por um Santo Antonio estilizado em Dark Titanium, bem a cara do agro aventureiro.

O novo sistema conta com uma tela sensível ao toque de 9 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo integração simultânea de dois celulares. Mas a tela precisa, no mínimo, equipar a HPE S - que, assim como a Katana, oferece sistema de câmeras 360º, fazendo uma diferença grande na condução off-road.

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