Volvo XC90 ganha novo visual e roda até 550 km sem necessidade de abastecer
O XC90, que roda praticamente igual há cerca de uma década, já foi considerado um dos SUVs tamanho-família mais elegantes do mundo.
É justo afirmar que o grandão, com seus 4,960 m de comprimento, ainda é um dos melhores híbridos do segmento, ainda mais com as atualizações que acaba de receber.
São sete assentos, acabamento refinado e força de carro esportivo, com seus motores 2.0 turbo mais o elétrico com bateria de 18,8 KWh. Juntos, rendem 462 cv de potência e 72 kgfm de torque.
Tudo isso somado à decisão da sueca Volvo de se manter no segmento híbrido plug-in pelo mundo, em vez de tonar toda a sua gama 100% elétrica.
Importado da Suécia, o XC90 vai de zero a 100 km em 5,2 segundos e serve de inspiração para o EX90, variante totalmente elétrica que também chegará em breve ao Brasil.
Arquitetura relaxante
Por dentro, o novo XC90 traz uma combinação de bem-estar e arquitetura relaxante com elementos curvos e claros, somados a um sistema de som da Bowers & Wilkins e multimídia de fazer qualquer apaixonado por música, como eu, ficar satisfeito.
O preço do SUV ainda não definido para o Brasil e, segundo o presidente da Volvo Car no país, Marcelo Godoy, irá surpreender - atualmente, o modelo "antigo" é vendido entre R$ 620 mil e R$ 680 mil.
A Volvo produz o XC90 em Torslanda, na Suécia, e a chegada ao mercado brasileiro está programada para o primeiro trimestre de 2025.
De volta aos elementos da cabine, a nova tela, sensível ao toque, acompanha o tamanho de 11,2 polegadas do EX30 e do EX90.
O desenho da peça e a maneira como posicionaram a tela, sem trocar o painel, não ficou parecendo uma emenda. Já os bancos dianteiros, com três memórias para o motorista, proporcionam pleno conforto e ergonomia. Os assentos traseiros são individuais.
Quando ao visual externo, o XC90 traz nova grade frontal, além de para-choque, faróis e rodas redesenhados.
A suspensão dianteira com braços sobrepostos tem molas pneumáticas, enquanto a traseira é do tipo multibraço independente. Altura do solo é de 212 mm.
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Quero receberNa versão inicial, o SUV conta com um sistema que se adapta automaticamente às condições da estrada, visando um equilíbrio entre estabilidade e conforto.
A configuração topo de linha, com suspensão a ar, oferece ainda mais flexibilidade, podendo ajustar a altura do veículo em até 40 mm, dependendo da necessidade. Dirigindo você entende a suavidade entre pneus, suspensão e cabine.
O cluster atrás do volante é digital e customizado quando você muda o modo de condução e aposta na pegada esportiva. Comandos no console central facilitam sua vida para tudo, enquanto o pomo da alavanca da marcha é de cristal. A chave não mudou e cabe um acabamento personalizado na loja.
O híbrido de sete lugares continua a ser uma das opções mais seguras nas estradas, com dupla zona de conforto. Para quem dirige e para os passageiros que vão de carona, a estrutura do carro passa segurança com bom espaço a bordo. São 2,984 m de distância entre-eixos.
Segurança
Como todo Volvo, o XC90 se destaca quando o assunto é segurança.
O sistema de assistências à condução é muito completo, assim como a proposta de não tirar os olhos do para-brisa, graças ao head-up display.
O sistema de frenagem de emergência está mais suave.
Como todo híbrido plug-in, o Volvo XC90 mantém a capacidade de rodar como um veículo totalmente elétrico, com uma autonomia de até 60 km sem gastar combustível, de acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
A autonomia total, por sua, vez, chega a cerca de 550 km com o tanque de gasolina de 71 litros cheio e as baterias totalmente carregadas.
Além disso, o modelo é equipado com tração integral, não esqueça. O porta-malas vai de 314 litros a 1.870 litros.
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*Viagem a convite da Volvo
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