Jorge Moraes

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ReportagemCarros

Sócios da oficina: veja os carros com a manutenção mais cara ou barata

Os custos de propriedade de um veículo vão muito além do preço inicial de compra. Manutenção, reparos e outras despesas podem impactar significativamente seu orçamento ao longo dos anos. Uma pesquisa, baseada nos gastos com manutenção regular (como trocas de óleo e pneus) e reparos, sem incluir custos com colisões, revelou esses dados.

O levantamento é do Consumer Reports (CR) e foi realizado por uma análise detalhada sobre os custos de manutenção e reparo de veículos ao longo de uma década.

A principal descoberta da pesquisa foi que a Tesla se destaca como a marca com os menores custos de manutenção e reparo ao longo de 10 anos. Segundo os dados, os proprietários de um Tesla gastam, em média, apenas R$ 24.507 (US$ 4.035) em manutenção e reparos durante esse período, sendo R$ 3.524 (US$ 580) nos primeiros cinco anos e R$ 20.981 (US$ 3.455) nos cinco anos seguintes.

Isso reflete a menor necessidade de manutenção para os carros elétricos, que possuem menos peças móveis em comparação aos carros a combustão. A marca, ainda por ser relativamente "nova" também se beneficia de atualizações de software que podem reduzir a necessidade de intervenções mecânicas.

Em contraste, as marcas de luxo alemãs, como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche, ocupam as últimas posições na classificação, com custos de manutenção que podem ultrapassar os R$ 63.835 (US$ 10.525) ao longo de uma década.

A Mercedes-Benz, por exemplo, apresenta o maior custo de manutenção e reparo da lista, com uma média de R$ 63.835 (US$ 10.525) nos 10 anos de propriedade. O custo para os primeiros cinco anos é de R$ 17.295 (US$ 2.850), aumentando significativamente para R$ 46.650 (US$ 7.675) na segunda metade do período.

Já a BMW, com seus modelos esportivos e sofisticados, tem um custo acumulado de R$ 57.535 (US$ 9.500) para o período de 10 anos, sendo R$ 10.299 (US$ 1.700) nos primeiros cinco anos e R$ 47.276 (US$ 7.800) nos cinco anos seguintes. Audi e Porsche seguem a mesma linha, com custos de manutenção de R$ 60.058 (US$ 9.890) e R$ 85.509 (US$ 14.090), respectivamente.

Entre as mais econômicas em termos de manutenção estão as americanas e japonesas. Marcas como Buick, Ford e Chevrolet apresentam custos de manutenção e reparo mais acessíveis, com valores que variam de R$ 29.693 (US$ 4.900) a R$ 33.670 (US$ 5.550) ao longo de 10 anos.

No Japão, marcas como Honda, Mazda, Kia e Nissan também se destacam pela menor necessidade de manutenção. O custo médio de manutenção da Honda é de R$ 35.400 (US$ 5.835) em 10 anos, enquanto a Nissan apresenta um custo acumulado de R$ 34.539 (US$ 5.700), ficando abaixo dos valores de marcas como Ford e Chevrolet.

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Entre os modelos de luxo, destacam-se Land Rover, que apresenta um custo total de R$ 116.441 (US$ 19.250) ao longo de 10 anos. No primeiro quinquênio, os custos ficam em R$ 25.783 (US$ 4.250), mas aumentam drasticamente para R$ 91.226 (US$ 15.000) nos anos seguintes. Isso demonstra o alto custo de manutenção associado aos SUVs de luxo, que muitas vezes exigem reparos mais complexos e peças mais caras.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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