Jorge Moraes

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Toyota Corolla 2025 chega às lojas mais conectado; veja o que muda no sedã

O Toyota Corolla 2025 finalmente está chegando às lojas, nos últimos dias do ano. O carro ganha pacote de tecnologia e conectividade, além de exibir central multimídia maior com opção de internet.

A marca estava em silêncio até mesmo com a própria rede de revendedores e deixou na ansiedade fãs e consumidores, esperando por meses (no mínimo três) sem qualquer resposta. Uma das fontes fora da montadora falou em estoque alto do sedã 2024 como principal motivo.

Em nota, a empresa esclarece que o cronograma não teve mudanças em relação ao planejamento para 2025, sempre alinhado a uma estratégia comercial cuidadosamente desenhada para atender às expectativas dos nossos clientes.

A Toyota ainda afirma que antecipou a tecnologia de 2026 para o fim de 2025, mas não diz nada sobre o real motivo de não colocar a linha 2025 nas lojas bem antes de dezembro, como fez nos últimos anos.

Outra novidade será a mudança na versão GR Sport, que ganha novos detalhes estéticos apelando para mais esportividade no modelo - que vai buscar um público mais jovem, pouco interessado pelos sedãs.

Quanto a calibragem mecânica para garantir a próxima fase do Proconve 8 de 2026, está tudo em dia. A proposta dos motores a combustão e híbrido continuam como defesa da japonesa Toyota, que tenta não ceder espaço no segmento dos sedãs para o novato BYD King - que durante a Black Friday vendeu quase todo o estoque da versão GL.

O Corolla híbrido flex faz, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, médias de 11,8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina são 17,9 km/l e 15,4 km/l na estrada. Números bem bem próximos do seu primo Corolla Cross, já atualizado no design de meia vida. O SUV conectado estará nas lojas entre fevereiro e março.

O sedã de nova central multimídia de 10 polegadas, maior e mais rápida, humaniza a relação de convivência com o cliente. De forma discreta, o novo Toyota Corolla 2025 nas versões comportadas não muda por fora e o maior volume deve continuar concentrado no XEi, de melhor custo benefício.

No modelo 2024 recebeu a sua última atualização de meia vida antes da próxima troca da geração, que deverá acontecer em 2026. Recebeu uma nova grade frontal inferior, que agora é em formato colmeia, e as rodas ganharam redesenho. A mecânica seguiu igual, sendo que o sistema híbrido flex HEV da marca é uma das melhores soluções para o Brasil híbrido de vários modais.

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No interior do Corolla 2025, o quadro de instrumentos digital tem 12,3 polegadas, o mesmo presente no RAV4 vendido no exterior. Vem acompanhado de uma nova central citada acima, agora de 10 polegadas, bem melhor e que passa para um outro patamar.

O carro da atual geração estreou com uma tela horrível, de carenagem estranha, parecendo um tubo de TV dos anos 1990. Mas a montadora foi rápida e corrigiu isso, que agora faz parte do passado do sedã campeão.

Na motorização, o 2025 não recebe a atualização híbrida flex com os sonhados 140 cv. Por aqui, o modelo vai permanecer com o motor 1.8 de 122 cv de potência e nada mais - igual ao Corolla Cross.

No XEi ele segue com 2.0 flex de 177 cv, 21,4 Kgfm de torque e caixa CVT que simula 10 marchas. Vale destacar que o Corolla é o carro mais vendido da categoria e dificilmente perderá esse posto.

Pacote gratuito e o pago

A fabricante vai oferecer dois tipos de serviços: o gratuito, com cinco opções que garante as informações básicas do novo modelo conectado, e o pacote pago, com 13 aplicativos e que atualmente serve a Hilux e SW4 2025. Os primeiros 12 meses são gratuitos.

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Em novembro de 2024, o Toyota Corolla consolidou-se como o sedã médio mais vendido no Brasil, com 3.252 unidades comercializadas, o que representou aproximadamente 65% do mercado de sedãs médios no mês. No acumulado deste ano, entre janeiro e novembro, o registrou um total de 34,1 mil unidades emplacadas.

A configuração mais cara, Altis Hybrid Premium, custa R$ 198.890. O XEi, considerado o mais valioso por parte dos revendedores de seminovos, sai por R$ 158,5 mil.

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