Visita à concessionária é ponto frágil na compra de um carro, diz estudo
A experiência de compra de um carro novo muitas vezes tem se mostrado uma fonte de frustração para os consumidores, especialmente quando o assunto são as visitas aos concessionários. Um estudo recente da Decoupling, empresa especializada em ajudar corporações no mercado, revela que essa etapa da compra está entre os maiores pontos de insatisfação para os compradores brasileiros de automóveis.
Bruno Campos, vice-presidente de marketing da SelectBlinds e especialista em pesquisas no setor automotivo, diz que a insatisfação nas visitas aos concessionários pode ser explicada por alguns fatores.
"As muitas idas às revendas representam uma burocracia desnecessária para o cliente. Hoje em dia, é possível comprar os produtos online, e os consumidores esperam que o processo de compra de um carro também seja simplificado", afirma.
Além disso, o especialista ainda aponta que as visitas subsequentes tendem a ser frustrantes para os consumidores, que já chegam com um nível de irritação elevado, pois se estão retornando à loja, é porque algo não foi resolvido na primeira vez. Sem contar o fator conhecimento.
O levantamento foi baseado em mais de 11 mil avaliações feitas entre junho e outubro de 2024 e incluiu marcas como Chevrolet, Hyundai, Toyota, Honda, Nissan, Volkswagen, entre outras.
Embora os consumidores relatem uma boa experiência em sua primeira visita às concessionárias, a satisfação despenca nas visitas seguintes. A análise da Decoupling revela que, enquanto a primeira visita costuma gerar uma avaliação média de 8,3 pontos (de 0 a 10), as visitas subsequentes caem drasticamente, com a média da indústria automotiva atingindo apenas 7,12 pontos.
Em contraste, outras etapas do processo, como a pesquisa de marca e a primeira manutenção, apresentam notas superiores, variando entre 7,3 e 8 pontos.
Esse decréscimo no índice de satisfação reflete um ponto crítico da cadeia de valor do cliente no setor automotivo: a interação repetida com as concessionárias, após a compra do carro, não consegue manter o mesmo nível de excelência percebido na primeira experiência.
Marcas com destaque
Apesar da insatisfação generalizada nas visitas subsequentes, algumas montadoras se destacam nesse aspecto. A Jeep lidera com a nota mais alta (8,58), seguida por JAC Motors (7,7), Honda (7,57), Caoa Chery (7,5) e BYD (7,43). A marca chinesa, aliás, além de figurar entre as mais bem avaliadas nas visitas subsequentes, também se destaca como a melhor classificada na primeira visita à concessionária, com uma nota de 8,3.
*Colaborou Rodrigo Barros
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