Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Hyundai prepara ofensiva no Brasil com picape do Creta e novo HB20 híbrido

A Hyundai prepara um pacote de importantes lançamentos para os próximos três anos no Brasil. O objetivo é entrar em novos segmentos que estão entre os preferidos dos brasileiros, como o de SUVs familiares e picapes, além de dar o pontapé inicial na eletrificação de modelos produzidos em Piracicaba (SP).

Os planos ainda são secretos, mas apuramos que até 2027 a Hyundai lançará a nova geração do seu best-seller, o HB20, que terá versões híbridas. A tecnologia da eletrificação deverá ser a híbrida leve, como já fez a Fiat e que será seguida por outras montadoras, como a Volkswagen, Jeep e Chevrolet.

Outra novidade no patamar de fabricação local será um SUV de sete lugares para disputar mercado com o líder Jeep Commander. Ele será derivado da nova plataforma do Creta e também já deve chegar com tecnologia de eletrificação híbrida.

Também sairá da plataforma do novo Creta uma picape médio-compacta do porte da Fiat Toro e Ford Maverick. Mas não será a picape Santa Cruz, que já roda e faz sucesso em muitos mercados, como nos Estados Unidos.

Essa picape nacional derivada do Creta explica, portanto, porque a Santa Cruz não chegou por aqui, apesar de grande comoção e empolgação dos brasileiros com o design da picape lançada lá fora.

A escolha pela produção nacional é para dar competitividade ao modelo. A Santa Cruz importada dificilmente ficaria em patamar de preço que pudesse competir com a líder Toro. A picape da Hyundai sofreria do mesmo mal que a Ford sofre com a Maverick, que apesar de ser um bom produto, não consegue ter volume de vendas significativo por ser importada e cara.

Com a chegada desses novos produtos e entrada em segmentos importantes do mercado, a Hyundai brasileira (HMB) deverá ampliar bastante a sua participação de mercado no Brasil.

Hoje, a montadora sul-coreana ocupa a quinta posição no ranking de vendas no país quando falamos de automóveis de passeio e comerciais leves. Ela fica atrás da Fiat, Volkswagen, GM e Toyota, quase em empate técnico com a marca japonesa. Esse quadro pode mudar rapidamente com a chegada dos novos produtos. Vamos esperar para conferir.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.