Leapmotor chega ao Brasil em outubro de 2025; veja o que já sabemos
A Stellantis nomeou os primeiros concessionários da Leapmotor no Brasil. Os revendedores, em boa parte, já trabalham com outra marca chinesa e receberam com entusiasmo a estratégia da gigante da indústria.
A primeira apresentação aconteceu para os titulares da Fiat e Jeep, cerca de 100 concessionários candidatos à representar a nova Leapmotor. A marca era inicialmente prometida para o primeiro semestre de 2025, mas os revendedores já foram avisados de que o ingresso da nova marca ocorrerá entre agosto e outubro, com lançamento da linha de híbridos.
Os grupos definidos formam um pelotão inicial de 50 lojas cobrindo capitais e cidades do interior. A operação começa com dois a três modelos importados - a princípio ninguém fala em fabricação.
Na mira direta da concorrência com a BYD, estão previstos dois carros baratos para serem lançados de partida no próximo ano: o T03 e C10. O primeiro deles é um compacto urbano, de cinco portas do segmento A e espaço interno de segmento B. Com design minimalista, a Stellantis diz que ele tem uma experiência de direção prazerosa, com autonomia de 265 km segundo o ciclo WLTP.
O modelo foi classificado em primeiro lugar no Estudo de Qualidade Inicial da JD Power para o segmento de pequenos veículos elétricos a bateria (BEV). Com relação ao tamanho, o T03 tem 3,62 m de comprimento, 1,57 m de altura, 1,65 m de largura e tem 2,40 m de entre-eixos. As dimensões são próximas de um Renault Kwid.
No site da Leapmotor, o T03 aparece como um carro que vem equipado com sistemas de assistência à condução, como assistente de manutenção em faixa e mais. O compacto conta com três modos de condução e o motor tem 70 kW de potência (cerca de 94 cv).
Já o Leapmotor C10 é o primeiro produto global da Leapmotor, construído de acordo com padrões globais de design e segurança. É baseado na arquitetura de tecnologia LEAP3, desenvolvida pela própria marca, apresentando tecnologia elétrica inteligente líder do setor, como uma central eletrônica integrada e arquitetura elétrica, tecnologia cell-to-chassis (CTC) e cockpit inteligente.
Ele é um veículo do segmento D totalmente equipado e centrado na família, com a melhor experiência de mobilidade e condução do segmento premium, com autonomia WLTP de 420 km e classificação no Euro NCAP de cinco estrelas.
Nas dimensões, ele tem 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. As dimensões são próximas de um Volkswagen Tiguan, a efeito de comparação.
O crossover C11 é o modelo mais elegante desse trio de lançamento. O carro deverá ser confirmado, mas foi visualmente apresentado aos presentes.
América do Sul
A Stellantis já anunciou, inclusive, o responsável pela Leapmotor na América do Sul. Fernando Varela, vice-presidente da Região Andina & América Central, assume cumulativamente a responsabilidade pela marca. A fabricante está com data marcada para chegar ao Brasil e Chile já em 2025.
Varela ingressou no Groupe PSA em 2004 e ocupou diversas funções na área financeira da empresa. Em 2013, mudou-se para o Brasil para assumir o cargo de Gerente Sênior de Finanças da Citroën, posição que ocupou até 2015.
O executivo continuará respondendo a Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, que esteve pilotando o evento para concessionários com Herlander Zola, vice-presidente de vendas do grupo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.