Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Como acordo entre Mercosul e União Europeia impacta o setor automotivo

O Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia, anunciado em 6 de dezembro de 2024, traz importantes avanços para o setor automotivo, com compromissos de liberalização tarifária que favorecem ambos os blocos.

A negociação resultou em condições mais flexíveis para a redução de tarifas sobre veículos, especialmente os de novas tecnologias e veículos eletrificados.

A eliminação de tarifas ocorrerá ao longo de 18 anos, enquanto para veículos movidos a hidrogênio e com novas tecnologias, o período será de 25 e 30 anos, respectivamente, com um período de carência de 6 anos.

Esse cronograma mais longo para a redução de tarifas reflete as mudanças globais no setor automotivo, que está em processo de transformação rumo à transição energética.

"Vai facilitar a entrada de veículos europeus dentro do sistema de cotas, mas com preços mais baixos", explica o o professor titular de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ecio Costa.

Na prática, marcas como BMW, Volvo, Renault, Peugeot, Citroën, Mercedes, Porsche, entre outras, vão ter tarifas reduzidas para os carros que chegam importados ao Brasil.

"Esse acordo é um importante avanço para o Brasil", acrescenta Costa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.