Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Fiat lidera vendas no Brasil pelo 4ª ano. E o motivo não é só a Strada

Mesmo sem liderar entre dois segmentos automotivos que mais vendem carros no Brasil, a Fiat - pelo quarto ano consecutivo - fecha a temporada como a montadora que mais vendeu automóveis no Brasil. A montadora italiana, que tem sua principal fábrica em Betim (MG), terminou 2024 com 20,9% de participação de mercado, com 521 mil unidades emplacadas, o que dá uma vantagem de 118 mil carros em relação à segunda colocada, a Volkswagen.

E é justamente a Volks, que perdeu mais uma vez para a Fiat, que liderou as vendas nos segmentos mais procurados pelos brasileiros, como T-Cross entre os SUVs e o Polo entre os hatches.

Nem isso não foi suficiente para desbancar o reinado da Fiat, que tem a Strada como automóvel mais vendido no Brasil nos últimos quatro anos. A picape compacta é um fenômeno de vendas e emplacou 144.500 unidades em 2024, superando o VW Polo em pouco mais de 4 mil unidades.

Mas é importante ressaltar que, apesar dos números superlativos da Strada, se apenas a picape fosse destaque nas vendas dentro da gama da Fiat, a liderança não viria neste ano e também não nos anteriores.

A Fiat consegue se destacar em vários segmentos, mesmo que não os lidere - como o dos hatches, no qual vendeu 91.144 unidades com o Argo e 67.390 com o Mobi. Com isso, os dois compactos ficaram na quinta e nona posição, respectivamente, dentro do top 10 dos carros mais vendidos no país em 2024.

Outro ponto forte da Fiat está em sua linha profissional ou de comerciais leves. Além da Strada, que é classificada nessa categoria, outros dois modelos se destacaram em 2024: o Fiorino e o Scudo. Com a ajuda deles, a Fiat lidera, desde 2010, o segmento das vans no Brasil. No ano passado, a montadora teve 36,7% de participação nesse segmento com 26.223 emplacamentos.

Diante de todos esses números e do que podemos vislumbrar para o mercado em 2025, seria arriscado dizer que a Fiat se vê ameaçada por Volks ou Chevrolet (terceira colocada). Isso porque as duas principais rivais não devem apresentar, pelo menos a curto prazo, um produto que tenha fôlego para tirar tamanha diferença nas vendas.

A Volkswagen prepara a chegada do Tera, seu SUV compacto para rivalizar com o Pulse e Kardian. Apesar de ser um segmento de entrada, esses modelos que figuram como crossover (entre hatch e SUV) ainda não caíram no gosto do brasileiro. Mesmo com a chegada do irmão menor, o T-Cross deverá continuar como o mais vendido entre os SUVs da VW.

Outro fator que aponta para a manutenção da Fiat na liderança é o da eletrificação. Ela saiu na frente ao lançar o Pulse e o Fastback híbridos-leves com motorização flex nacional. Foi um passo importante para se mostrar à frente das principais rivais, mesmo sem julgar o mérito da tecnologia.

Continua após a publicidade

Vamos ver em 2025 como o mercado brasileiro vai se comportar. A expectativa das fabricantes são de nova alta significativa nas vendas. Mas quem será que vai ocupar a primeira posição desse cobiçado pódio?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.