Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

BMW apresenta tecnologia que promete 'revolucionar' seu jeito de dirigir

A BMW na CES, famosa feira de tecnologia que ocorre em Las Vegas (EUA), muda a maneira de como o fabricante irá apresentar seus painéis e o display de auxílio à condução, o head up. Esqueça a modinha das telas gigantes que começam na frente do motorista e vão parar no centro do console central, algumas delas ampliadas para a frente do passageiro.

O Panoramic iDrive, que estreia na Nova Classe (Neue Klasse), tomou forma e ganha projeção em alta definição, como na indústria da aviação, por toda extensão do para-brisa - podendo o condutor transferir os apps desejados da mídia central com o toque dos dedos.

O BMW Operating System X é o ponto de partida para a nova geração de elétricos da marca, que redefine a experiência de direção e conectividade.

Veremos um novo patamar de condução a partir da Nova Classe e certamente a percepção do motorista focada no para-brisa, e não no entretenimento, na combinação do comando de voz, do olhar e mãos ao volante. É a personalização de maneira intuitiva e futurista do automóvel conectado.

Ao adotar o BMW Operating System X, um sistema baseado no Android Open Source Project (AOSP), a BMW cria uma plataforma de software que permite um design de cockpit mais claro e minimalista, ao mesmo tempo que oferece uma interface intuitiva e personalizável para o condutor.

Será que as próximas gerações de Série 3 e X1 alcançarão a nova tecnologia? É sempre assim. O princípio no topo da cadeia até baratear o acesso e ofertar, ao menos, parte dele nos modelos de acesso.

O sistema é composto por quatro elementos-chave:

- BMW Panoramic Vision: utilizando a mais recente tecnologia de head-up display, ele projeta informações personalizáveis ao longo de toda a largura do para-brisa, visíveis por todos os ocupantes do veículo.

- Display central: um novo painel posicionado perto do volante, com tecnologia de retroiluminação por matriz, que oferece uma navegação e controle tátil incrivelmente intuitivos.

Continua após a publicidade

- 3D Head-Up Display: a grande novidade dessa geração, que incorpora gráficos avançados de navegação e direção automatizada diretamente no campo de visão do condutor.

- Volante multifuncional: com botões integrados que servem como interface tátil para o BMW Panoramic Visione o BMW 3D Head-Up Display, permitindo ao motorista um controle total sem precisar desviar os olhos da estrada.

A BMW também aprimorou a interação com seu assistente pessoal inteligente, que agora se beneficia de um modelo de linguagem avançado.

O Panoramic iDrive é capaz de compreender comandos mais complexos e realizar ajustes nos modos de condução do veículo. Cancelamento de ruído ou 'roncos esportivos'? O Hyperson X oferece uma imersão sonora que complementa a experiência geral do veículo, é só escolher.

O BMW Operating System X ainda permite compatibilidade completa com aplicativos de terceiros. Isso inclui a capacidade de rodar serviços de streaming de vídeo e áudio, jogos e ferramentas de produtividade diretamente no sistema de entretenimento do carro. As atualizações dos softwares serão over the air.

Test-drive de carona

Longe de voltar no tempo e comparar o perfil do antigo Neue Klasse de 1962 com o que vem por aí. O próximo BMW muda a maneira de enxergar o futuro dos carros da marca do duplo rim, símbolo de identidade dos seus veículos.

Continua após a publicidade

Deu vontade de pedir para o piloto sair do lugar dele e acompanhar as minhas habilidades, mas tive que me contentar como carona para acompanhar as manobras do alemão Jens Klingmann a bordo do super esportivo elétrico com mais de 1.000 cv de potência. Que leveza e precisão de frenagem, estabilidade e equilíbrio nas curvas.

Um carro que utiliza materiais reciclados a bordo e conta com a leveza do uso do carbono e uma estrutura que me permitiu entender o que vem por aí a partir dessa família de seis novos veículos.

Uma nova eficiência da fonte de energia que passa pelo uso de baterias com células cilíndricas com 20% mais de densidade energética com possibilidade de recargas super rápidas. Imagine 'encher o tanque' do futuro em minutos...

Os alemães já decidiram que vão continuar a jornada dos motores a combustão com a tecnologia híbrida e a aposta nos elétricos como bandeira do futuro. O Nova Classe é o primeiro exemplo do amanhã conectado com o que eles imprimem de mais moderno.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.